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Você verá como um sistema de pórtico inovador acelerou a substituição do Viaduto da Park Avenue, permitindo concluir a fase inicial de obras estruturais sem paralisar o serviço da linha. O texto aborda o uso de segmentos pré-fabricados instalados em finais de semana, a logística para manter o meio urbano em funcionamento, as soluções que sustentaram a estrutura antiga durante a remoção, as gantries de alta capacidade, os ganhos em tempo e custo e os próximos passos do projeto. A estratégia de montagem com elementos fabricados fora do canteiro segue princípios semelhantes aos da construção off-site.
- Sistema de guindaste móvel colocou peças pré-fabricadas sem interromper o serviço de trens
- A fase inicial concluiu a estrutura antes do prazo e gastou menos que o previsto
- Peças pesadas foram içadas e fixadas sobre apoios temporários sob a via
- Trabalho foi feito em fins de semana para manter parte das linhas em operação
- Obra em área urbana apertada exigiu manter calçadas e travessias abertas durante os trabalhos
Gantry inovador acelera substituição do Viaduto da Park Avenue
Uma técnica de içamento com gantry móvel permitiu que a Fase 1 do projeto de substituição do Viaduto da Park Avenue concluísse as obras estruturais neste mês, avançando sem interromper o serviço regular dos trens da Metro-North. Relatos técnicos e cobertura especializada descrevem o método em detalhe (veja: https://www.enr.com/articles/61763-innovative-gantry-system-powers-park-avenue-viaduct-job-through-first-phase). Para contexto sobre como projetos urbanos de infraestrutura impactam o trajeto e o transporte público local, há também uma análise sobre o viaduto da Park Avenue que complementa a compreensão do caso.
Principais fatos
- O trabalho estrutural da Fase 1 foi finalizado usando peças pré-fabricadas e um sistema de gantry móvel.
- Custo da fase: US$ 590 milhões; o projeto geral está US$ 93 milhões abaixo do orçamento — um indicador alinhado com cenários em que agências ferroviárias mantêm otimismo apesar de desafios financeiros e operacionais.
- Foram realizadas 128 instalações, equivalentes a 8.240 pés de trilhos (≈ 2.512 m), ao longo de 19 finais de semana, sem interromper o serviço.
- Cronograma adiantado: empreendimento geral 51 meses à frente; Fase 1, 21 meses antes do previsto.
O que foi feito e onde
- Substituição de subestrutura e superestrutura entre East 115th Street e East 123rd Street, Manhattan.
- Instalação de novos trilhos, alimentação elétrica, comunicações e sistemas de sinalização — fases semelhantes às atualizações documentadas na modernização de pátios ferroviários.
- Fase 2 começou em março de 2024 e cobre a área entre East 127th Street e o meio do quarteirão entre East 131st e East 132nd.
Como o trabalho foi executado
Durante cada um dos 19 finais de semana a equipe:
- Montou suportes temporários sob o viaduto existente.
- Tirou de serviço duas das quatro vias enquanto as demais continuavam operando.
- Um gantry móvel cortou e removeu trechos antigos apoiados por escoramentos temporários.
- Peças pré-fabricadas foram içadas e fixadas sobre os novos apoios.
O uso intensivo de elementos pré-fabricados e operações concentradas em janelas de fim de semana mostra a eficácia da montagem off-site junto a uma logística cirúrgica, tema explorado em materiais sobre construção off-site e colaboração entre equipes especializadas, conforme abordado em textos sobre colaboração em projetos de transporte público.
Detalhes técnicos relevantes
- Seções pré-fabricadas pesavam cerca de 190.000 lb cada (≈ 86 toneladas) e já vinham com plintos de trilho, fixadores, terceiro trilho, passarela e guarda-corpos.
- Os gantries têm capacidade de 200 toneladas; a gerência informou que são os maiores já produzidos pelo fabricante usado na obra.
- A construção incluiu 64 capitéis tipo hammerhead e mais de 700 minipilhas de 16 in. (≈ 406 mm) de diâmetro, cravadas em média 40 ft (≈ 12,2 m) até o rochedo.
A execução de fundações e capitéis em área urbana densa exige atenção à topografia e ao comportamento do subsolo — fatores detalhados em estudos sobre a relevância da topografia na construção civil — e, quando aplicável, soluções de contenção e drenagem como as discutidas em textos sobre muros de arrimo com drenagem e dreno francês perimetral para proteger fundações.
Condições urbanas e logística
- Obra em área densamente ocupada; calçadas e travessias permaneceram abertas.
- Equipamentos e luminárias foram reorientados temporariamente para viabilizar a movimentação das peças.
- Toda logística foi planejada para minimizar impacto ao fluxo urbano e ao transporte público.
Para mapear com precisão interferências e reduzir riscos em trechos complexos, ferramentas de captura da realidade e modelagem têm sido cada vez mais usadas — um exemplo de tecnologia que complementa essas operações está em matérias sobre plataformas de captura da realidade, como a OpenSpace Air. Além disso, o uso de soluções digitais e de IA para aumentar segurança e produtividade em canteiros é tema de publicações sobre ferramentas de IA para segurança e produtividade com dados visuais.
Prazos e próximos passos
- Trabalhos de sistemas e trilhos continuam durante o inverno.
- Previsões de conclusão:
- Fase 1: conclusão substancial esperada em abril de 2026.
- Fase 2: conclusão substancial esperada em setembro de 2027.
Manter projetos de infraestrutura em andamento diante de incertezas exige medidas de proteção contratual e técnica; recomendações e estratégias para reduzir interrupções são apresentadas em materiais sobre proteção contra interrupções e incertezas.
Conclusión
A combinação de gantry móvel, peças pré-fabricadas e logística cirúrgica permitiu substituir o Viaduto da Park Avenue sem paralisar o serviço, entregando a Fase 1 antes do prazo e abaixo do custo previsto. Içamentos pesados e apoios temporários funcionaram com precisão, resultando em tempo reduzido, economia de recursos e mínima interferência à cidade. A atenção agora se volta para ajustes de sistemas e para a Fase 2, com marcos em abril de 2026 e setembro de 2027. Para detalhes técnicos e cobertura da indústria, consulte também https://www.enr.com/articles/61763-innovative-gantry-system-powers-park-avenue-viaduct-job-through-first-phase.
Fonte e leitura recomendada: https://www.enr.com/articles/61763-innovative-gantry-system-powers-park-avenue-viaduct-job-through-first-phase
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Adalberto Mendes, un nombre que resuena con la solidez del hormigón y la precisión de los cálculos estructurales, personifica la unión entre la teoría y la práctica de la ingeniería. Dedicado a la enseñanza y propietario de una exitosa empresa de construcción, su carrera está marcada por una pasión que floreció en la infancia, alimentada por el sueño de erigir edificios que dieran forma al horizonte. Esta temprana fascinación le llevó por el camino de la ingeniería, culminando en una carrera en la que el aula y la obra se complementan, reflejando su compromiso tanto con la formación de nuevos profesionales como con la materialización de ambiciosos proyectos.