Seu trajeto melhora com novo viaduto da Park Avenue entregue mais cedo e por menos dinheiro

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Você vai descobrir como a Halmar entregou a primeira fase do viaduto da Park Avenue para a MTA cedo e abaixo do orçamento. A equipe trocou mais de 8.240 pés de trilhos e instalou 128 seções de ponte com um guindaste especial, tudo mantendo o serviço dos trens. O projeto custou $590 milhões e terminou com uma economia de $93 milhões.

  • Halmar entregou a fase inicial do viaduto da Park Avenue antes do prazo e abaixo do orçamento
  • Substituiu longos trechos de trilhos e instalou pontes pré‑fabricadas mantendo o serviço do trem
  • Usou um guindaste‑gantry para trocar módulos em fins de semana sem interromper os trens
  • Grande parte do custo foi coberta por recursos federais e modernizou uma estrutura centenária
  • Trabalhos de sistemas e trilhos continuam no inverno enquanto a etapa seguinte segue em curso

Halmar entrega a fase 1 do viaduto da Park Avenue antes do prazo e $93 milhões abaixo do orçamento

Resumo

Se você usa o Metro‑North ou acompanha obras em Nova York, saiba que a construtora Halmar International finalizou a superestrutura da fase 1 do viaduto da Park Avenue antecipadamente e abaixo do orçamento. Autoridades destacam que o projeto demonstra ganhos possíveis quando se investe em transporte público. Para detalhes técnicos e cronologia completa veja o relatório original em https://www.constructiondive.com/news/halmar-first-phase-mta-park-avenue-viaduct-project/803259/.

Principais fatos

  • Custo da fase 1: $590 milhões (sendo $500,9 milhões federais)
  • Economia: entregue $93 milhões abaixo do previsto
  • Antecipação: superestrutura concluída 51 meses antes do cronograma original
  • Extensão substituída: 8.240 pés (≈ 2,5 km) de via
  • Seções de ponte trocadas: 128
  • Carga das seções erguidas: até 190.000 libras (~86 toneladas)
  • Período das trocas: 19 finais de semana concentrados, iniciados em junho de 2024
  • Trechos da fase 1: entre East 115th e East 123rd Streets

Método e logística

A Halmar utilizou um guindaste‑gantry projetado para operar sobre a Park Avenue. Com ele, equipes removeram trechos degradados de aço e concreto e instalaram seções pré‑fabricadas sem fechar totalmente a linha, permitindo:

  • Troca rápida de lajes e suportes
  • Conexão imediata de trilhos, sistemas elétricos e sinalização
  • Manutenção do serviço do Metro‑North durante a maior parte das intervenções

A operação com guindastes desse porte traz requisitos logísticos e riscos específicos — para contextos semelhantes, análises sobre impactos e mitigação relacionados à queda de guindastes ajudam a entender medidas de segurança e planejamento necessárias em obras sobre linhas ativas.

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Contexto e importância

  • O viaduto tem cerca de 132 anos e sustenta quatro trilhos usados por cerca de 98% dos trens da linha.
  • Liga passageiros do Bronx, Westchester, Putnam, Dutchess e Connecticut ao Grand Central Terminal.
  • A obra integra um esforço maior sobre a Grand Central Artery, que inclui estruturas centenárias como a cobertura da estação e o túnel da Park Avenue. Projetos de modernização semelhantes e intervenções em estações mostram como a reabilitação de estruturas antigas exige coordenação entre agências e empreiteiros — veja exemplos de colaboração entre construtores de transporte público para entender modelos de parceria que aumentam eficiência.

Financiamento e responsabilidade

A maior parte dos recursos da fase 1 veio do governo federal. O modelo design‑build permitiu que o contratado propusesse técnicas que reduziram paralisações longas e aceleraram processos simultâneos, contribuindo para a entrega antecipada e a economia alcançada. Para entender por que o design‑build favorece cronogramas mais curtos e soluções integradas, veja um guia prático sobre o modelo design‑build e seus benefícios.

Mesmo com recursos federais predominantes, vários projetos seguem enfrentando incertezas orçamentárias; coberturas recentes mostram como obras de grande escala podem prosseguir apesar de congelamentos ou mudanças em verbas, mantendo etapas críticas ativas e protegendo prazos essenciais — um contexto tratado em análises sobre continuidade de obras frente a congelamentos de verbas federais.

Cronograma e próximas etapas

  • Superestrutura da fase 1 concluída; trabalhos nos sistemas e trilhos seguem durante o inverno.
  • Expectativa de conclusão substancial da fase 1 em abril de 2026.
  • A fase 2 (East 127th a East 132nd Streets) começou em maio de 2024, com previsão de término para setembro de 2027.

Para reduzir interrupções e proteger o andamento desses trabalhos enquanto avançam as fases seguintes, práticas de gestão de risco e continuidade são fundamentais — princípios práticos estão reunidos em textos sobre proteção de projetos de infraestrutura contra interrupções.

Números‑chave

Item Valor / Período
Custo fase 1 $590 milhões
Financiamento federal $500,9 milhões
Economia alcançada $93 milhões
Comprimento substituído 8.240 pés
Seções de ponte trocadas 128
Finais de semana concentrados 19
Previsão conclusão substancial abril de 2026
Previsão fase 2 setembro de 2027

Conclusão

A Halmar praticamente trocou o “motor de um trem em movimento”: a fase 1 do viaduto da Park Avenue foi entregue antecipadamente e $93 milhões abaixo do orçamento, com 8.240 pés de via substituídos e 128 seções erguidas por guindaste‑gantry, mantendo o serviço de trens. O modelo design‑build, o planejamento por finais de semana e o financiamento federal foram determinantes para reduzir impacto e acelerar o cronograma. A fase 2 segue em andamento, e os trabalhos finais em sistemas e trilhos continuam garantindo a segurança e a confiabilidade da linha.

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Para mais detalhes técnicos e acontecimentos da obra, consulte o artigo original em https://www.constructiondive.com/news/halmar-first-phase-mta-park-avenue-viaduct-project/803259/ — é uma fonte direta com cronologia, declarações de autoridades e imagens. Para leituras relacionadas sobre intervenções em estações e modernização de infraestruturas, veja também exemplos de renovação de estações com novas coberturas e acessos e outros projetos de mobilidade que reordenam rotas e conexões regionais.

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