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Você verá como um sistema de pórtico inovador acelerou a substituição do Viaduto da Park Avenue, permitindo concluir a fase inicial de obras estruturais sem paralisar o serviço da linha. O texto aborda o uso de segmentos pré-fabricados instalados em finais de semana, a logística para manter o meio urbano em funcionamento, as soluções que sustentaram a estrutura antiga durante a remoção, as gantries de alta capacidade, os ganhos em tempo e custo e os próximos passos do projeto. A estratégia de montagem com elementos fabricados fora do canteiro segue princípios semelhantes aos da construção off-site.
- Sistema de guindaste móvel colocou peças pré-fabricadas sem interromper o serviço de trens
- A fase inicial concluiu a estrutura antes do prazo e gastou menos que o previsto
- Peças pesadas foram içadas e fixadas sobre apoios temporários sob a via
- Trabalho foi feito em fins de semana para manter parte das linhas em operação
- Obra em área urbana apertada exigiu manter calçadas e travessias abertas durante os trabalhos
Gantry inovador acelera substituição do Viaduto da Park Avenue
Uma técnica de içamento com gantry móvel permitiu que a Fase 1 do projeto de substituição do Viaduto da Park Avenue concluísse as obras estruturais neste mês, avançando sem interromper o serviço regular dos trens da Metro-North. Relatos técnicos e cobertura especializada descrevem o método em detalhe (veja: https://www.enr.com/articles/61763-innovative-gantry-system-powers-park-avenue-viaduct-job-through-first-phase). Para contexto sobre como projetos urbanos de infraestrutura impactam o trajeto e o transporte público local, há também uma análise sobre o viaduto da Park Avenue que complementa a compreensão do caso.
Principais fatos
- O trabalho estrutural da Fase 1 foi finalizado usando peças pré-fabricadas e um sistema de gantry móvel.
- Custo da fase: US$ 590 milhões; o projeto geral está US$ 93 milhões abaixo do orçamento — um indicador alinhado com cenários em que agências ferroviárias mantêm otimismo apesar de desafios financeiros e operacionais.
- Foram realizadas 128 instalações, equivalentes a 8.240 pés de trilhos (≈ 2.512 m), ao longo de 19 finais de semana, sem interromper o serviço.
- Cronograma adiantado: empreendimento geral 51 meses à frente; Fase 1, 21 meses antes do previsto.
O que foi feito e onde
- Substituição de subestrutura e superestrutura entre East 115th Street e East 123rd Street, Manhattan.
- Instalação de novos trilhos, alimentação elétrica, comunicações e sistemas de sinalização — fases semelhantes às atualizações documentadas na modernização de pátios ferroviários.
- Fase 2 começou em março de 2024 e cobre a área entre East 127th Street e o meio do quarteirão entre East 131st e East 132nd.
Como o trabalho foi executado
Durante cada um dos 19 finais de semana a equipe:
- Montou suportes temporários sob o viaduto existente.
- Tirou de serviço duas das quatro vias enquanto as demais continuavam operando.
- Um gantry móvel cortou e removeu trechos antigos apoiados por escoramentos temporários.
- Peças pré-fabricadas foram içadas e fixadas sobre os novos apoios.
O uso intensivo de elementos pré-fabricados e operações concentradas em janelas de fim de semana mostra a eficácia da montagem off-site junto a uma logística cirúrgica, tema explorado em materiais sobre construção off-site e colaboração entre equipes especializadas, conforme abordado em textos sobre colaboração em projetos de transporte público.
Detalhes técnicos relevantes
- Seções pré-fabricadas pesavam cerca de 190.000 lb cada (≈ 86 toneladas) e já vinham com plintos de trilho, fixadores, terceiro trilho, passarela e guarda-corpos.
- Os gantries têm capacidade de 200 toneladas; a gerência informou que são os maiores já produzidos pelo fabricante usado na obra.
- A construção incluiu 64 capitéis tipo hammerhead e mais de 700 minipilhas de 16 in. (≈ 406 mm) de diâmetro, cravadas em média 40 ft (≈ 12,2 m) até o rochedo.
A execução de fundações e capitéis em área urbana densa exige atenção à topografia e ao comportamento do subsolo — fatores detalhados em estudos sobre a relevância da topografia na construção civil — e, quando aplicável, soluções de contenção e drenagem como as discutidas em textos sobre muros de arrimo com drenagem e dreno francês perimetral para proteger fundações.
Condições urbanas e logística
- Obra em área densamente ocupada; calçadas e travessias permaneceram abertas.
- Equipamentos e luminárias foram reorientados temporariamente para viabilizar a movimentação das peças.
- Toda logística foi planejada para minimizar impacto ao fluxo urbano e ao transporte público.
Para mapear com precisão interferências e reduzir riscos em trechos complexos, ferramentas de captura da realidade e modelagem têm sido cada vez mais usadas — um exemplo de tecnologia que complementa essas operações está em matérias sobre plataformas de captura da realidade, como a OpenSpace Air. Além disso, o uso de soluções digitais e de IA para aumentar segurança e produtividade em canteiros é tema de publicações sobre ferramentas de IA para segurança e produtividade com dados visuais.
Prazos e próximos passos
- Trabalhos de sistemas e trilhos continuam durante o inverno.
- Previsões de conclusão:
- Fase 1: conclusão substancial esperada em abril de 2026.
- Fase 2: conclusão substancial esperada em setembro de 2027.
Manter projetos de infraestrutura em andamento diante de incertezas exige medidas de proteção contratual e técnica; recomendações e estratégias para reduzir interrupções são apresentadas em materiais sobre proteção contra interrupções e incertezas.
Conclusão
A combinação de gantry móvel, peças pré-fabricadas e logística cirúrgica permitiu substituir o Viaduto da Park Avenue sem paralisar o serviço, entregando a Fase 1 antes do prazo e abaixo do custo previsto. Içamentos pesados e apoios temporários funcionaram com precisão, resultando em tempo reduzido, economia de recursos e mínima interferência à cidade. A atenção agora se volta para ajustes de sistemas e para a Fase 2, com marcos em abril de 2026 e setembro de 2027. Para detalhes técnicos e cobertura da indústria, consulte também https://www.enr.com/articles/61763-innovative-gantry-system-powers-park-avenue-viaduct-job-through-first-phase.
Fonte e leitura recomendada: https://www.enr.com/articles/61763-innovative-gantry-system-powers-park-avenue-viaduct-job-through-first-phase
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Adalberto Mendes, um nome que ressoa com a solidez do concreto e a precisão dos cálculos estruturais, personifica a união entre a teoria e a prática da engenharia. Professor dedicado e proprietário de uma bem-sucedida empresa de construção, sua trajetória é marcada por uma paixão que floresceu na infância, alimentada pelo sonho de erguer edifícios que moldassem o horizonte. Essa fascinação precoce o impulsionou a trilhar o caminho da engenharia, culminando em uma carreira onde a sala de aula e o canteiro de obras se complementam, refletindo seu compromisso tanto com a formação de novos profissionais quanto com a materialização de projetos ambiciosos.