Escuche este artículo
Você vai ler sobre uma nova lei em Illinois que redireciona receitas de combustíveis e pedágios para dar estabilidade às operações da CTA, Metra e Pace sob a nova Northern Illinois Transit Authority (NITA). O pacote foi aprovado como SB 2111 nas primeiras horas de 31 de outubro e aguarda assinatura do governador. Para mais detalhes da fonte original, veja https://www.enr.com/articles/61795-illinois-legislature-approves-15b-plan-to-overhaul-transit-governance.
Principais pontos
- Cria a Northern Illinois Transit Authority (NITA) para unir CTA, Metra e Pace.
- Redireciona receitas de venda de combustível e juros do Road Fund para operar o transporte.
- Aumenta pedágios e imposto regional sobre vendas para financiar obras rodoviárias e capital.
- Garante financiamento estável para evitar cortes de serviço e demissões.
- Há críticas sobre concentração de poder em Chicago e uso de fundos rodoviários.
Plano de US$1,5 bilhão para salvar o transporte da região de Chicago
A legislatura de Illinois aprovou um pacote de US$1,5 bilhão para estabilizar CTA, Metra e Pace (SB 2111). As principais regras entram em vigor em 1º de junho de 2026, com transferências de receita começando no ano fiscal de 2026. A reforma busca um modelo de governança e coordenação regional similar ao que outras agências vêm adotando para integrar modos e parceiros locais, conforme debates sobre conexão entre modos e parceiros.
O que muda agora
- Substituição da RTA pela NITA: organismo regional reestruturado como Northern Illinois Transit Authority.
- Fonte de recursos: receitas redirecionadas para cobrir déficits operacionais projetados; mudanças no fluxo de recursos remetem a preocupações já vistas em projetos que perderam financiamento federal e estadual, como relatado sobre projetos de trânsito de Chicago que sofreram cortes.
- Impacto para usuários: alterações fiscais regionais e aumentos de pedágios que financiam parte do pacote.
Principais fontes de financiamento
- US$860 milhões vindos de imposto sobre vendas aplicado à compra de combustíveis.
- US$200 milhões provenientes dos juros do Road Fund do estado.
- Aumentos de imposto regional sobre vendas e pedágios vinculados a um novo programa de capital da Illinois Tollway. A articulação com fundos federais e mecanismos de crédito é um aspecto a ser observado, similar ao uso ampliado de programas federais e estaduais de financiamento (veja discussões sobre assistência financeira TIFIA).
Por que o dinheiro é necessário
- Agências enfrentavam déficit projetado de US$230 milhões em 2026 e US$834 milhões em 2027.
- Objetivo: evitar aumentos de impostos estaduais e manter serviços sem cortes.
- Demandas de investimento: modernização de sinalização, obras em pontes e transição para ônibus sem emissões — prioridades que têm estimulado colaboração entre construtores e agências para projetos mais eficientes e sustentáveis (colaboração entre construtores de transporte público).
Governança e estrutura
- Conselho de 20 membros: nomeações divididas entre o prefeito de Chicago, presidente do Cook County Board, governador e líderes dos condados vizinhos.
- Criação da Office of Transit Safety and Experience e de uma força-tarefa policial dedicada à segurança e atendimento ao cliente.
- A NITA assume planos de capital vigentes e poderá reordenar prioridades após a posse do conselho; por isso, relatórios e ferramentas para priorizar investimentos em infraestrutura serão importantes para orientar decisões sobre obras e alocação de recursos.
Calendário e implementação
- Transferências de receita iniciam no ano fiscal de 2026.
- Consolidação estrutural e nomeação do conselho até 1º de junho de 2026.
- Agências estaduais definirão regras de cobrança, auditoria e distribuição antes das nomeações.
Pedágios e programa de infraestrutura
- Programa de capital da Illinois Tollway estimado em US$2,5 bilhões até 2030.
- Aumento previsto nos pedágios: cerca de 15% para carros de passeio e 25% para caminhões, gerando quase US$180 milhões por ano para a conta de capital da Tollway.
- Recursos de pedágio permanecerão na conta da Tollway, mas estão legislativamente ligados ao acordo que viabilizou a SB 2111. O aumento de receitas de pedágio e o novo programa de capital se inserem num cenário maior de projetos regionais e aeroportuários que também demandam coordenação e financiamento, como as obras recentes em O’Hare e expansões de terminais (construção do novo terminal D em O’Hare).
Reações e críticas
- Autoridades e líderes de trânsito ressaltam que o plano traz recursos estáveis e evita cortes.
- O governador sinalizou apoio, chamando o pacote de avanço para o sistema de transporte.
- Críticos apontam que usar juros do Road Fund e imposto sobre combustível pode reduzir verbas para rodovias e obras locais.
- Legisladores de áreas rurais afirmam que o repasse destinado ao transporte fora da região de Chicago (US$129 milhões/ano) é inferior ao solicitado (US$200 milhões).
- Investidores privados e analistas de infraestrutura observam como mudanças de financiamento e governança podem afetar oportunidades e riscos para projetos futuros (investidores privados na infraestrutura).
O que isso significa para você
- Usuários do transporte público na região devem ver maior proteção contra cortes e possibilidade de melhorias e manutenção.
- Espere pagar um pouco mais em pedágios e impostos regionais.
- Obras de modernização têm mais previsibilidade para avançar, o que pode influenciar decisões sobre desenvolvimento e uso de imóveis na cidade — uma mudança legislativa com potencial impacto no mercado imobiliário local (como a legislação afeta o investimento imobiliário). Também há possibilidades de adaptação de ativos urbanos, como conversões de escritórios, que interagem com políticas públicas e demanda por transporte (transformação de escritórios em apartamentos).
Conclusión
A SB 2111 cria a Northern Illinois Transit Authority (NITA) e direciona cerca de US$1,5 bilhão para dar estabilidade ao CTA, Metra e Pace. É uma solução que busca equilibrar financiamento imediato e operação sem interrupções, mas suscita dúvidas sobre concentração de poder e efeitos sobre verbas rodoviárias e áreas fora de Chicago. A implementação exigirá coordenação entre agências, financiadores e a comunidade — um processo que espelha esforços mais amplos para integrar modos, priorizar investimentos e alinhar capital com necessidades operacionais (conexão entre modos e parceiros). Para acompanhar desdobramentos e análises, consulte a matéria original: https://www.enr.com/articles/61795-illinois-legislature-approves-15b-plan-to-overhaul-transit-governance.

Adalberto Mendes, un nombre que resuena con la solidez del hormigón y la precisión de los cálculos estructurales, personifica la unión entre la teoría y la práctica de la ingeniería. Dedicado a la enseñanza y propietario de una exitosa empresa de construcción, su carrera está marcada por una pasión que floreció en la infancia, alimentada por el sueño de erigir edificios que dieran forma al horizonte. Esta temprana fascinación le llevó por el camino de la ingeniería, culminando en una carrera en la que el aula y la obra se complementan, reflejando su compromiso tanto con la formación de nuevos profesionales como con la materialización de ambiciosos proyectos.
