Você verá o túnel de uma só galeria acelerar a expansão do BART em Silicon Valley

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VTA adota método single-bore para trecho de túnel do BART Silicon Valley Fase II

Neste artigo de Greg Aragon, você recebe um panorama claro sobre a escolha da VTA pelo túnel de escavação única, o avanço das obras com enormes paredes de suporte de vergalhão e a preparação do local para a chegada da máquina de perfuração. Você verá os motivos técnicos e de risco por trás da decisão, os desafios do solo e do lençol freático e os próximos passos na contratação e construção. Leia para entender o impacto dessa obra de grande porte na sua cidade.

Fonte/Referência: https://www.enr.com/articles/61798-single-bore-tunnel-method-chosen-for-bart-silicon-valley-phase-ii

Principais pontos

  • VTA escolheu túnel de furo único como método preferido
  • Opção evita grande custo e transtorno no centro de San Jose
  • Novo processo de contratação busca aumentar competição entre empreiteiras
  • Equipes já trabalham na estrutura de lançamento e em muros de apoio pesados
  • Projeto é a maior obra pública do condado e vai servir muitos passageiros

Decisão e impacto imediato

A Santa Clara Valley Transportation Authority (VTA) escolheu o método single-bore para escavar o trecho de cinco milhas (aprox. 8 km) do projeto BART Silicon Valley Phase II. A decisão visa reduzir custos e evitar grandes transtornos no centro de San Jose.

  • A opção single-bore foi apontada como a alternativa de menor risco, menor impacto urbano e melhor equilíbrio entre custo e viabilidade.
  • O trecho de túnel faz parte de uma extensão de 6 milhas (4 estações) e integra um programa estimado em US$12,7 bilhões.
  • O custo do túnel com a nova escolha é estimado em US$3 bilhões. Segundo oficiais, isso permite avançar o projeto até 60% de projeto concluído e manter o cronograma de construção.

Para mais contexto técnico e cobertura detalhada: https://www.enr.com/articles/61798-single-bore-tunnel-method-chosen-for-bart-silicon-valley-phase-ii

Cronograma e processo de contratação

Acompanhe estas etapas principais:

  • RFP (Pedido de Propostas) previsto para o 1º trimestre de 2026.
  • Previsão de adjudicação do contrato no 2º trimestre de 2027.
  • Início da escavação com tuneladora previsto para 2029.

O VTA conduziu contatos iniciais com dez empresas de grande construção e tunelamento para ouvir o mercado e ajustar o pacote contratual. Um consórcio previamente selecionado em 2022 — Kiewit, J.F. Shea e Traylor Brothers (KST) — apresentou propostas acima do orçamento, levando o VTA a reabrir a concorrência; ainda assim, o consórcio segue executando obras iniciais. A nova abordagem contratual e de colaboração entre empreiteiras reflete a tendência de priorizar parcerias e práticas contratuais que aumentem a competição e a eficiência, conforme observado em iniciativas similares sobre colaboração entre construtores de transporte público.

Obras em andamento no local de lançamento

A construção atual concentra-se no Newhall Yard / West Portal, na divisa entre San Jose e Santa Clara, próximo ao aeroporto de San Jose.

  • Equipes estão executando a estrutura de lançamento da TBM, com escavação que chega a mais de 130 pés (aprox. 40 m) de profundidade em uma extremidade.
  • Para proteger as escavações, operários instalam paredes de contenção reforçadas com grandes gaiolas de vergalhão, algumas pesando até 150 toneladas (cerca de 300.000 libras).
  • As escavações geram centenas de caminhões de terra por dia enquanto a entrada da tuneladora é preparada. A TBM deverá chegar da Alemanha para iniciar a perfuração; esse movimento de equipamentos e logística é semelhante ao observado em grandes projetos internacionais, como as máquinas de escavação do projeto Gateway que estiveram em preparação para grandes mobilizações.

Os impactos de trânsito urbano e o fluxo intenso de caminhões são um dos fatores que tornam o método single-bore atraente, por reduzir a necessidade de múltiplas frentes de trabalho em áreas centrais — uma preocupação comum em obras metropolitanas como as do projeto Gateway e de outras grandes fases de tunneling.

Equipes técnicas e desafios geotécnicos

Entre os principais contratados e consultores estão:

  • Program Management: joint venture HNTB / WSP
  • General Engineering Consultant: joint venture Mott MacDonald / PGH Wong
  • Construction Management: Bechtel
  • Obras iniciais de túnel: Kiewit-Shea-Traylor (KST)

O solo da região e o alto nível do lençol freático são apontados como os maiores desafios. A obra exigirá gestão técnica e operacional de alto nível para manter segurança e continuidade do trabalho. Riscos geotécnicos e episódios de colapso em escavações urbanas mostram a importância dessa gestão rigorosa; incidentes anteriores em túneis ressaltam a necessidade de protocolos robustos de segurança e resgate, como relatado em casos de colapso de túnel em Los Angeles.

Conclusão

A VTA optou pelo método single-bore como solução pragmática para reduzir custo e impacto urbano no centro de San Jose, mantendo o projeto viável dentro do envelope de US$3 bilhões. É uma escolha que privilegia menor risco e continuidade do cronograma, não um atalho.

No campo, o progresso é concreto: muros de contenção com grandes gaiolas de vergalhão, escavações de quase 40 m e a TBM prevista para vir da Alemanha. Com marcos claros — RFP no 1º trim. de 2026, adjudicação em 2º trim. de 2027 e escavação em 2029 — o projeto reúne peso técnico e experiência (HNTB/WSP, Mott MacDonald/PGH Wong, Bechtel e KST).

Os riscos permanecem: solo e lençol freático são o grande nó técnico, e operações profundas com centenas de caminhões por dia exigem gestão rigorosa. Em suma, trata-se de um complexo quebra-cabeça subterrâneo, caro e essencial para o futuro do transporte local. Para entender esse contexto em comparação com outros grandes empreendimentos europeus e norte-americanos, há análises sobre o avanço no túnel-base do Brenner, projetos liderados por equipes internacionais como em Aarhus e obras de abastecimento como o túnel Annacis em Metro Vancouver.

Leia a cobertura completa e técnica em: https://www.enr.com/articles/61798-single-bore-tunnel-method-chosen-for-bart-silicon-valley-phase-ii

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