Você vê o Kansas avançar obras rodoviárias pelo programa IKE

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Você vai ler sobre os planos para substituir a ponte Centennial sobre o rio Missouri por uma travessia maior, parte do Programa Eisenhower do estado, que tem atraído mesmo o interesse de investidores privados na infraestrutura. O Departamento de Transporte do Kansas avança uma nova leva de projetos rodoviários rumo à construção, com foco em aumentar a capacidade, reforçar a segurança e melhorar o fluxo de tráfego. O texto mostra o que já está em desenho, o que vem nas próximas fases e como isso pode afetar sua região. Para mais contexto e cobertura internacional, veja: https://www.enr.com/articles/61699-kansas-advances-442m-in-highway-projects-under-10-year-ike-program

  • Ponte Centennial será substituída por uma nova travessia maior ao norte da estrutura atual
  • Vários projetos rodoviários do programa IKE avançam para construção em todo o estado
  • Corredor K‑96 terá alargamento e melhorias de acessos na região de Wichita
  • Novas faixas de ultrapassagem e obras de reconstrução vão atingir áreas rurais
  • Financiamento mistura recursos estaduais, federais e locais para pagar as obras

Kansas avança nove obras rodoviárias do programa IKE com US$ 442 milhões

Você precisa saber: o estado do Kansas aprovou a inclusão de nove projetos na lista de construção do programa decenal Eisenhower Legacy Transportation (IKE), totalizando US$ 442 milhões em investimentos. As licitações estão previstas entre 2028 e 2030.

Principais pontos do anúncio

  • A substituição da Centennial Bridge (Route 92) sobre o rio Missouri é o maior projeto. Será construída uma nova ponte de quatro faixas ao norte da estrutura atual.
  • Os trabalhos abrangem grandes corredores suburbanos e melhorias rurais com faixas de ultrapassagem e reconstruções locais.
  • O programa IKE foi lançado em 2020 e reúne recursos estaduais, federais e locais. A KDOT publica dados de projetos e resultados de licitações com regularidade.

Projetos destacados

  • Centennial Bridge (Route 92) — Leavenworth, KS / Platte County, MO
  • Valor estimado: US$ 157 milhões
  • Serviços de projeto: HDR e TranSystems
  • Escopo: ponte de 4 faixas, novos pilares no rio, realinhamento de acessos, tabuleiro mais largo e iluminação de navegação coordenada com o Missouri DOT
  • Cronograma: levantamento, revisão ambiental e mapeamento de servidões em curso; obras previstas entre 2027–2029; processo de licitação 2028.
  • Observação: projetos de grande porte como este renovam o foco em normas e fiscalizações de segurança após episódios recentes, como o caso do colapso de ponte na área de Kansas City, que gerou ampla discussão sobre procedimentos e responsabilidades.
  • Interseção K‑10 / Lone Elm Road — Johnson County
  • Valor estimado: cerca de US$ 43 milhões
  • Situação: autorização ambiental concluída; projeto preliminar em desenvolvimento com HNTB
  • Licitação prevista para 2030.
  • K‑96 entre I‑135 e I‑35 — Sedgwick County (área de Wichita)
  • Valor estimado: US$ 120 milhões
  • Escopo: alargamento para seis faixas e melhoria de 7 interseções
  • Consultores: WSP (projeto) e JEO Consulting Group (levantamentos)
  • Início estimado: 2029, com múltiplos pacotes de licitação. Projetos urbanos de ampliação frequentemente aprendem com exemplos de entrega antecipada e economia de custos, como o novo viaduto da Park Avenue.
  • Faixas de ultrapassagem em U.S.‑169 — Anderson e Allen counties
  • Valor conjunto: cerca de US$ 35 milhões
  • Status: levantamentos e mapeamento de servidões iniciados; licitação 2029.
  • Faixas de ultrapassagem em U.S.‑83 — Scott e Finney counties
  • Valor estimado: US$ 33 milhões
  • Licitação prevista para 2029.
  • Projetos de reconstrução menores:
  • K‑33 (Douglas e Franklin counties) — US$ 15M e US$ 11M
  • K‑4 em Bethany Drive (Lindsborg) — US$ 11M
  • U.S.‑281 (Russell e Osborne counties) — US$ 17M
  • Licitações: entre 2028 e 2030. Designers e contratantes ainda não definidos.
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Financiamento e transparência

  • O financiamento combina receitas estaduais, recursos federais e fundos locais, além de uso de autoridade de endividamento e transferências de imposto sobre vendas. Políticas federais e linhas de crédito têm papel central, por exemplo com a ampliação da assistência financeira do TIFIA e outros mecanismos que ajudam a viabilizar grandes obras. Casos de fechamento de financiamento em outros estados mostram o potencial para pacotes bilionários, como no projeto da SR‑400, na Geórgia, mas também existem exemplos de cortes e cancelamentos em nível federal que afetam calendários e escopos, como noticiado em casos recentes de cancelamentos de financiamento.
  • Cada projeto terá o financiamento finalizado no momento da licitação.
  • A KDOT publica mensalmente resultados de licitações e mantém um portal de transparência com dados dos projetos; ainda assim, projetos grandes precisam gerenciar riscos de orçamento e cronograma que já impactaram outras iniciativas nos EUA, como no caso em que um projeto de trânsito perdeu verbas federais e sofreu corte de escopo (exemplo de Chicago).

O que isso significa para você

  • Quem trafega pela região da ponte Centennial ou pelos corredores K‑10 e K‑96 deve esperar obras voltadas ao aumento de capacidade e à segurança nos próximos anos.
  • Moradores de áreas rurais verão faixas de ultrapassagem e reconstruções que devem melhorar a fluidez e reduzir riscos. Medidas operacionais e tecnológicas também têm sido adotadas em obras para reduzir sinistros, como a instalação de câmeras de velocidade em zonas de obras.
  • O grosso das obras está previsto entre 2027 e 2030, gerando oportunidades de contratação e emprego no setor de construção — um mercado que vê movimentações relevantes, como aquisições e backlog de grandes construtoras (caso da Granite Construction) e contratos de grande porte que movimentam fornecedores e mão de obra (exemplo de contrato de desvio ferroviário).

Declarações oficiais resumidas

  • Autoridades estaduais descrevem o IKE como um motor de crescimento econômico e demonstração de compromisso com estradas mais seguras.

Conclusão

O pacote de obras do programa IKE, totalizando US$ 442 milhões, inclui a substituição da Centennial Bridge por uma travessia de quatro faixas e intervenções que vão do alargamento do K‑96 às faixas de ultrapassagem rurais e melhorias no K‑10. Essas ações aumentarão capacidade, segurança e eficiência do tráfego ao longo da década. Acompanhe os prazos, consultas públicas e os dados da KDOT para seguir os desdobramentos.

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Para cobertura adicional e detalhes do anúncio original, consulte: https://www.enr.com/articles/61699-kansas-advances-442m-in-highway-projects-under-10-year-ike-program

Quer se manter informado e entender os desdobramentos? Leia mais em Dicas de Reforma e consulte também https://www.enr.com/articles/61699-kansas-advances-442m-in-highway-projects-under-10-year-ike-program.

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