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Jefferson Road em South Charleston: obra de ampliação chega ao fim
Você leu originalmente o texto do jornalista Jim Parsons sobre a conclusão do projeto de ampliação da Jefferson Road em South Charleston (West Virginia), executado pela Kokosing Construction e contratado pela WVDOT. O trabalho — detalhado em https://www.enr.com/articles/61356-w-va-winds-down-road-widening-project — amplia a via, instala uma rotatória, constrói um viaduto longo sobre a Kanawha Turnpike, elimina um entroncamento perigoso, remove uma passagem de nível da CSX e resolve problemas junto a um córrego. A nova ponte foi nomeada em homenagem ao químico Dr. George E. Keller II.
Principais pontos
- Projeto de aproximadamente US$47 milhões, contratado em 2019.
- Extensão: 1,7 milha (≈2,7 km).
- Alargamento para cinco pistas.
- Nova rotatória e viaduto de 770 pés (≈235 m) sobre a Kanawha Turnpike.
- Remoção de um entroncamento em ângulo (dogleg) e de uma passagem em nível da CSX — parte de uma tendência de execução de desvios ferroviários e obras de realocação de tráfego em projetos rodoviários.
- Integração com US-60 e US-119.
- Viaduto nomeado em homenagem ao Dr. George E. Keller II.
- Entrega prevista: 30 de setembro; restam ajustes finais em acessos residenciais e comerciais.
O que mudou na via
A Jefferson Road agora tem cinco pistas ao longo de 1,7 milha, com nova rotatória para melhorar o fluxo e um viaduto de 770 pés sobre a Kanawha Turnpike, que elimina um cruzamento torto e a passagem de nível ferroviária. Pavimentação, sinalização e conexões às rotas US-60 e US-119 já foram concluídas; falta apenas ajustar acessos locais antes da entrega oficial. Projetos que envolvem grandes estruturas frequentemente incluem fases de testes e monitoramento semelhantes aos usados em outras obras de pontes e viadutos, como os dedicados a testes de carga em grandes pontes e ações de remoção controlada quando necessário (experiências de remoção de viadutos).
Por que o projeto foi necessário
Estudos prévios indicaram que o trecho apresentava taxa de acidentes quatro vezes maior que vias semelhantes no estado. As intervenções visaram:
- reduzir congestionamentos;
- diminuir riscos de colisões;
- melhorar a integração viária com US-60 e US-119;
- retirar a travessia ferroviária em nível da CSX para maior segurança.
Para gerenciar impactos sociais e logísticos de obras dessa escala, foram aplicadas abordagens descritas em guias sobre como lidar com os impactos de grandes obras e estudos sobre os efeitos da urbanização nas comunidades locais.
Nomeação do viaduto
O viaduto recebeu o nome do Dr. George E. Keller II, reconhecido por seu trabalho na Union Carbide Corporation e por ajudar a fundar o centro de pesquisa MATRIC (agora parte da AVN Corporation). A homenagem foi formalizada em documentos oficiais do projeto.
Impacto para moradores e motoristas
As mudanças resultam em tráfego mais previsível, viagens mais seguras e menor congestionamento. Embora já visíveis, as melhorias serão plenamente operacionais após os ajustes finais nos acessos. A expectativa é de redução significativa de acidentes no trecho.
Além da melhoria no traçado viário, projetos desse tipo costumam monitorar impactos ambientais e na saúde pública, como qualidade do ar, especialmente durante a fase de construção — um aspecto tratado em matérias sobre obras que afetam a qualidade do ar. Medidas de segurança em zona de obras, por sua vez, podem incluir tecnologias e práticas como o uso de controle de velocidade e fiscalização, semelhantes a iniciativas onde foram instaladas câmeras de velocidade em zonas de trabalho.
Leitura adicional e referência
Para mais detalhes sobre a cobertura original e desenvolvimentos do projeto, consulte o artigo citado: https://www.enr.com/articles/61356-w-va-winds-down-road-widening-project.
Outras leituras úteis sobre planejamento, resiliência e colaboração em grandes obras e projetos de transporte:
- práticas para aumentar capacidade e resiliência na construção;
- esforços de colaboração entre construtores de transporte público para projetos mais eficientes;
- experiências sobre conexão entre modos de transporte e parcerias em regiões metropolitanas.
Fique atento às mudanças no seu trajeto — a Jefferson Road já está mudando a mobilidade em South Charleston.

Adalberto Mendes, um nome que ressoa com a solidez do concreto e a precisão dos cálculos estruturais, personifica a união entre a teoria e a prática da engenharia. Professor dedicado e proprietário de uma bem-sucedida empresa de construção, sua trajetória é marcada por uma paixão que floresceu na infância, alimentada pelo sonho de erguer edifícios que moldassem o horizonte. Essa fascinação precoce o impulsionou a trilhar o caminho da engenharia, culminando em uma carreira onde a sala de aula e o canteiro de obras se complementam, refletindo seu compromisso tanto com a formação de novos profissionais quanto com a materialização de projetos ambiciosos.