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A North Carolina Dept. of Transportation (NCDOT) está avançando com seu plano de trem-bala que liga Raleigh a Richmond, mesmo com quase 1,1 bilhão de dólares em financiamento federal pendente. Esse projeto, conhecido como S-Line, oferece uma oportunidade emocionante para melhorar o transporte na região, tornando o trajeto entre as capitais mais rápido e eficiente. A NCDOT e a Virginia Passenger Rail Authority (VPRA) estão trabalhando juntas para garantir que o projeto siga em frente até 2030, mas muitos desafios ainda precisam ser superados.
- O NCDOT continua o plano de trem de alta velocidade, apesar da pausa no financiamento.
- O projeto S-Line conecta Raleigh, Carolina do Norte, a Richmond, Virgínia.
- A conclusão do S-Line está prevista para 2030, parte de uma rota maior.
- Estações em Virginia e Carolina do Norte são as mais movimentadas do Sudeste, segundo relatório da Amtrak.
- O VPRA e o NCDOT estão trabalhando juntos para planejar e melhorar a infraestrutura do corredor.
Compromisso do NCDOT com o Plano de Trem de Alta Velocidade
Você sabia que, apesar de uma pausa no financiamento, o Departamento de Transporte da Carolina do Norte (NCDOT) continua firme em seu compromisso com o desenvolvimento de um corredor de trem de alta velocidade? Este projeto conecta Raleigh, na Carolina do Norte, a Richmond, na Virgínia. Mesmo com US$ 1,1 bilhão em financiamento federal indefinido, o trabalho avança.
O Que é o S-Line?
O S-Line é uma parceria entre o NCDOT e a Autoridade Ferroviária da Virgínia (VPRA). O objetivo é modernizar uma linha de frete de 162 milhas, pertencente à CSX, para permitir o serviço de passageiros. Este projeto, previsto para ser concluído até 2030, faz parte de uma rota maior de trem de alta velocidade que liga Atlanta a Washington, D.C..
Por Que o S-Line é Importante?
Os defensores do S-Line acreditam que a região está pronta para um serviço de trem mais expandido. Um relatório recente da Amtrak indicou que as estações na Virgínia e na Carolina do Norte são as mais movimentadas do Sudeste, mostrando a demanda por mais opções de transporte.
O NCDOT afirma que a nova linha poderá reduzir o tempo de viagem entre Richmond e Raleigh em mais de uma hora, tornando a viagem a Washington, D.C., competitiva em relação ao tempo de carro.
Financiamento e Desafios
Desde 2020, o NCDOT recebeu várias subvenções da Administração Federal de Ferrovias para adquirir terrenos, realizar estudos de engenharia e planejar estações. No entanto, a maior subvenção, de US$ 1,09 bilhão, está entre os 3.200 financiamentos que o Secretário de Transporte dos EUA, Sean Duffy, informou ao Congresso que estão em revisão.
Você pode imaginar a frustração dos oficiais da Carolina do Norte, incluindo o governador Josh Stein e o secretário de Transporte Joey Hopkins, que se reuniram com Duffy para pressionar pela preservação desse financiamento, crucial para o design e a construção do segmento inicial de 18 milhas do S-Line, que vai de Raleigh a Wake Forest.
O Que Está Sendo Feito?
Mesmo diante da incerteza do financiamento, o NCDOT não está parado. A divisão ferroviária do departamento realizou uma cerimônia de inauguração para o S-Line no ano passado e continua a trabalhar em aspectos administrativos para garantir que o projeto avance conforme o cronograma original de início do serviço em 2030.
Além disso, o NCDOT anunciou a administração de uma subvenção federal de US$ 13,2 milhões para projetar e construir um “hub de mobilidade” em Wake Forest, que incluirá o serviço de trem S-Line e opções de transporte para facilitar a vida dos viajantes, como transporte público, caminhada, ciclismo e serviços de carona.
Planejamentos em Cidades ao Longo do Corredor
Outras cidades ao longo do corredor também estão se preparando para o S-Line. O NCDOT informa que várias localidades já começaram a planejar estações e outras instalações que apoiarão o novo serviço de trem.
Desafios Futuros
Ainda há muitos desafios pela frente para o NCDOT, incluindo a aquisição de cerca de 10 milhas da rota abaixo da linha do estado. Com trens de passageiros planejados para viajar a 110 milhas por hora, grande parte do corredor precisará de sinais e outras melhorias de infraestrutura para acomodar a capacidade de serviço de frete esperada.
Acordo com a CSX
Em 2021, a VPRA adquiriu sua parte de 75 milhas do corredor S-Line, que estava fora de serviço desde o final da década de 1980. Um porta-voz da agência afirmou que a VPRA está colaborando com o NCDOT e outros parceiros para revisar o planejamento de serviços, alinhamento do corredor e outros elementos do projeto antes da próxima fase de design, que será realizada com a subvenção federal.
O Futuro do S-Line
A VPRA está confiante de que o progresso no S-Line continuará e que o financiamento previamente concedido será utilizado conforme o acordo da subvenção. O trabalho está em andamento, e as expectativas são altas para que o S-Line se torne uma realidade.
Conclusão
Em resumo, o projeto S-Line representa uma oportunidade significativa para transformar o transporte entre Raleigh e Richmond. Apesar dos desafios financeiros e logísticos, o NCDOT e a VPRA estão comprometidos em garantir que este ambicioso plano avance. A conexão rápida e eficiente entre as duas capitais não é apenas uma melhoria no transporte, mas também uma resposta à crescente demanda por opções de mobilidade na região. Com um horizonte de conclusão em 2030, você pode acompanhar de perto os desdobramentos e se envolver nesse emocionante projeto. Para mais informações e atualizações sobre este e outros projetos, não deixe de visitar Dicas de Reforma.

Adalberto Mendes, um nome que ressoa com a solidez do concreto e a precisão dos cálculos estruturais, personifica a união entre a teoria e a prática da engenharia. Professor dedicado e proprietário de uma bem-sucedida empresa de construção, sua trajetória é marcada por uma paixão que floresceu na infância, alimentada pelo sonho de erguer edifícios que moldassem o horizonte. Essa fascinação precoce o impulsionou a trilhar o caminho da engenharia, culminando em uma carreira onde a sala de aula e o canteiro de obras se complementam, refletindo seu compromisso tanto com a formação de novos profissionais quanto com a materialização de projetos ambiciosos.