Ouça este artigo
A expansão do Chesapeake Bay Bridge-Tunnel atingiu um marco importante. A máquina de escavação Chessie, com 308 pés, já retirou mais de 6.300 pés de solo para o novo túnel. Esta obra faz parte de um projeto maior que visa reduzir o congestionamento do tráfego da antiga passagem subaquática. A conclusão está prevista para 2028, e você conhecerá os desafios enfrentados pela equipe até aqui.
- O Chesapeake Bay Bridge-Tunnel está se expandindo para reduzir o congestionamento.
- A máquina de escavação Chessie já raspou mais de 6.300 pés no novo túnel.
- O projeto enfrentou desafios, como rochas grandes que atrasaram a escavação.
- A conclusão está programada para 2028, com custos crescentes.
- Dois projetos de tunelamento próximos estão trocando ideias e recursos.
Marco de Expansão do Chesapeake Bay Bridge-TunnelUm Novo Capítulo para o Chesapeake Bay Bridge-Tunnel
Você sabia que o Chesapeake Bay Bridge-Tunnel está passando por uma expansão significativa? Este projeto, uma importante via de ligação entre a Virginia e a Eastern Shore, avança com a construção de um novo tubo paralelo no Thimble Shoal Channel, uma das duas passagens subaquáticas dessa estrutura de 23 milhas.
Avanços na Construção
Recentemente, a máquina de equilíbrio de pressão de terra Chessie fez um trabalho notável, escavando mais de 6.300 pés para o novo tubo. Isso é um passo importante para aliviar o tráfego que afeta a passagem, utilizada por cerca de quatro milhões de viajantes anualmente.
Reconhecimento Internacional
Desde sua inauguração em 1964, o Chesapeake Bay Bridge-Tunnel foi reconhecido como uma das “sete maravilhas da engenharia moderna” pela American Society of Civil Engineers. Inicialmente, era uma travessia de duas pistas, mas em 1999, uma expansão de $250 milhões adicionou mais duas pistas, melhorando o fluxo de veículos.
Desafios Enfrentados
A construção do novo túnel no Thimble Shoal não tem sido fácil. Desde o início do projeto, em 2017, o Chesapeake Tunnel Joint Venture (CTJV), que inclui a Dragados USA e a Schiavone Construction Co., enfrentou diversos obstáculos. Um dos principais desafios foi a presença de enormes rochas de granito que dificultaram a escavação.
Um Incidente Inesperado
Em fevereiro de 2023, após três meses de escavação, a máquina Chessie encontrou uma grande âncora de navio fabricada na Inglaterra no início do século XX. Apesar de não ter sofrido danos graves, a necessidade de substituir 48 placas de desgaste e 389 das 442 ferramentas do cortador atrasou o projeto em quase um ano.
Progresso Atual
Após a pausa, a equipe do CBBT informou que a Chessie retomou suas operações. A máquina, com um cortador de 43,5 pés de diâmetro, tem avançado a uma média de 50 pés por dia, em uma rota que fica mais de 50 pés abaixo do fundo do mar. Até agora, a máquina removeu cerca de 500.000 jardas cúbicas de solo e instalou quase 10.000 segmentos de concreto, cada um pesando 10 toneladas.
O Que Vem a Seguir
De acordo com Michael Crist, diretor executivo de infraestrutura do CBBT, a equipe do CTJV já levantou o escudo e o cortador da Chessie do poço de recebimento. A remoção das estruturas restantes deve ser concluída até o final de maio. Os trabalhos de instalação do lastro do túnel, concreto compactado e sistemas mecânicos e elétricos estão em andamento, com a conclusão prevista para 2028.
Aspectos Financeiros do Projeto
A expansão do túnel não é esperada para gerar uma receita substancial, e a equipe do CBBT não tem pressa em concluir o projeto. O custo estimado agora é quase $100 milhões superior ao contrato original de $757 milhões. Atualmente, não existem planos para expandir o Chesapeake Channel Tunnel na extremidade norte do complexo.
Aprendizados e Colaboração
Crist ressaltou que ter dois grandes projetos de TBM (túnel de escavação por máquina) próximos tem proporcionado várias lições valiosas. Os proprietários, engenheiros e contratantes têm compartilhado ideias, equipamentos e até pessoal em algumas ocasiões.
Sinergia entre Projetos
Ryan Banas, diretor de projeto da HNTB Corp., que atua como gerente de construção para o VDOT, concorda que a colaboração tem sido produtiva. O fato de que a Herrenknecht construiu tanto a Chessie quanto a Mary trouxe uma expertise global para ambos os projetos, resultando em uma grande sinergia.
Impacto para os Viajantes
A expansão do Chesapeake Bay Bridge-Tunnel promete melhorar a experiência de viagem para milhões de pessoas que utilizam essa importante rota. Com a adição de um novo tubo, espera-se que o tráfego flua mais suavemente, reduzindo os congestionamentos e aumentando a segurança para todos os usuários.
Conclusão
A expansão do Chesapeake Bay Bridge-Tunnel representa um marco significativo para a infraestrutura da região e a mobilidade dos milhões de viajantes que dependem dessa via. A máquina de escavação Chessie tem demonstrado um desempenho admirável, superando desafios imensos, como a presença de rochas e um incidente inesperado. Apesar dos atrasos e dos custos crescentes, a colaboração entre as equipes e os aprendizados adquiridos são um testemunho da resiliência e da inovação neste projeto.
Com a conclusão prevista para 2028, espera-se que a nova passagem traga um alívio significativo para o congestionamento do tráfego, proporcionando uma experiência de viagem mais fluida e segura. Ao acompanhar os avanços desta obra, você se torna parte de uma história que une engenharia, superação e progresso.
Para mais informações sobre como aplicar técnicas de construção sustentáveis e gerenciar custos, consulte técnicas de arquitetura bioclimática e novidades sobre custos de construção.

Adalberto Mendes, um nome que ressoa com a solidez do concreto e a precisão dos cálculos estruturais, personifica a união entre a teoria e a prática da engenharia. Professor dedicado e proprietário de uma bem-sucedida empresa de construção, sua trajetória é marcada por uma paixão que floresceu na infância, alimentada pelo sonho de erguer edifícios que moldassem o horizonte. Essa fascinação precoce o impulsionou a trilhar o caminho da engenharia, culminando em uma carreira onde a sala de aula e o canteiro de obras se complementam, refletindo seu compromisso tanto com a formação de novos profissionais quanto com a materialização de projetos ambiciosos.