Como a nova lei de Illinois cria uma autoridade regional e garante um bilhão e meio para o seu transporte público

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Você vai ler sobre uma nova lei em Illinois que redireciona receitas de combustíveis e pedágios para dar estabilidade às operações da CTA, Metra e Pace sob a nova Northern Illinois Transit Authority (NITA). O pacote foi aprovado como SB 2111 nas primeiras horas de 31 de outubro e aguarda assinatura do governador. Para mais detalhes da fonte original, veja https://www.enr.com/articles/61795-illinois-legislature-approves-15b-plan-to-overhaul-transit-governance.

Principais pontos

  • Cria a Northern Illinois Transit Authority (NITA) para unir CTA, Metra e Pace.
  • Redireciona receitas de venda de combustível e juros do Road Fund para operar o transporte.
  • Aumenta pedágios e imposto regional sobre vendas para financiar obras rodoviárias e capital.
  • Garante financiamento estável para evitar cortes de serviço e demissões.
  • Há críticas sobre concentração de poder em Chicago e uso de fundos rodoviários.

Plano de US$1,5 bilhão para salvar o transporte da região de Chicago
A legislatura de Illinois aprovou um pacote de US$1,5 bilhão para estabilizar CTA, Metra e Pace (SB 2111). As principais regras entram em vigor em 1º de junho de 2026, com transferências de receita começando no ano fiscal de 2026. A reforma busca um modelo de governança e coordenação regional similar ao que outras agências vêm adotando para integrar modos e parceiros locais, conforme debates sobre conexão entre modos e parceiros.

O que muda agora

  • Substituição da RTA pela NITA: organismo regional reestruturado como Northern Illinois Transit Authority.
  • Fonte de recursos: receitas redirecionadas para cobrir déficits operacionais projetados; mudanças no fluxo de recursos remetem a preocupações já vistas em projetos que perderam financiamento federal e estadual, como relatado sobre projetos de trânsito de Chicago que sofreram cortes.
  • Impacto para usuários: alterações fiscais regionais e aumentos de pedágios que financiam parte do pacote.

Principais fontes de financiamento

  • US$860 milhões vindos de imposto sobre vendas aplicado à compra de combustíveis.
  • US$200 milhões provenientes dos juros do Road Fund do estado.
  • Aumentos de imposto regional sobre vendas e pedágios vinculados a um novo programa de capital da Illinois Tollway. A articulação com fundos federais e mecanismos de crédito é um aspecto a ser observado, similar ao uso ampliado de programas federais e estaduais de financiamento (veja discussões sobre assistência financeira TIFIA).

Por que o dinheiro é necessário

  • Agências enfrentavam déficit projetado de US$230 milhões em 2026 e US$834 milhões em 2027.
  • Objetivo: evitar aumentos de impostos estaduais e manter serviços sem cortes.
  • Demandas de investimento: modernização de sinalização, obras em pontes e transição para ônibus sem emissões — prioridades que têm estimulado colaboração entre construtores e agências para projetos mais eficientes e sustentáveis (colaboração entre construtores de transporte público).
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Governança e estrutura

  • Conselho de 20 membros: nomeações divididas entre o prefeito de Chicago, presidente do Cook County Board, governador e líderes dos condados vizinhos.
  • Criação da Office of Transit Safety and Experience e de uma força-tarefa policial dedicada à segurança e atendimento ao cliente.
  • A NITA assume planos de capital vigentes e poderá reordenar prioridades após a posse do conselho; por isso, relatórios e ferramentas para priorizar investimentos em infraestrutura serão importantes para orientar decisões sobre obras e alocação de recursos.

Calendário e implementação

  • Transferências de receita iniciam no ano fiscal de 2026.
  • Consolidação estrutural e nomeação do conselho até 1º de junho de 2026.
  • Agências estaduais definirão regras de cobrança, auditoria e distribuição antes das nomeações.

Pedágios e programa de infraestrutura

  • Programa de capital da Illinois Tollway estimado em US$2,5 bilhões até 2030.
  • Aumento previsto nos pedágios: cerca de 15% para carros de passeio e 25% para caminhões, gerando quase US$180 milhões por ano para a conta de capital da Tollway.
  • Recursos de pedágio permanecerão na conta da Tollway, mas estão legislativamente ligados ao acordo que viabilizou a SB 2111. O aumento de receitas de pedágio e o novo programa de capital se inserem num cenário maior de projetos regionais e aeroportuários que também demandam coordenação e financiamento, como as obras recentes em O’Hare e expansões de terminais (construção do novo terminal D em O’Hare).

Reações e críticas

  • Autoridades e líderes de trânsito ressaltam que o plano traz recursos estáveis e evita cortes.
  • O governador sinalizou apoio, chamando o pacote de avanço para o sistema de transporte.
  • Críticos apontam que usar juros do Road Fund e imposto sobre combustível pode reduzir verbas para rodovias e obras locais.
  • Legisladores de áreas rurais afirmam que o repasse destinado ao transporte fora da região de Chicago (US$129 milhões/ano) é inferior ao solicitado (US$200 milhões).
  • Investidores privados e analistas de infraestrutura observam como mudanças de financiamento e governança podem afetar oportunidades e riscos para projetos futuros (investidores privados na infraestrutura).

O que isso significa para você

  • Usuários do transporte público na região devem ver maior proteção contra cortes e possibilidade de melhorias e manutenção.
  • Espere pagar um pouco mais em pedágios e impostos regionais.
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Conclusion
A SB 2111 cria a Northern Illinois Transit Authority (NITA) e direciona cerca de US$1,5 bilhão para dar estabilidade ao CTA, Metra e Pace. É uma solução que busca equilibrar financiamento imediato e operação sem interrupções, mas suscita dúvidas sobre concentração de poder e efeitos sobre verbas rodoviárias e áreas fora de Chicago. A implementação exigirá coordenação entre agências, financiadores e a comunidade — um processo que espelha esforços mais amplos para integrar modos, priorizar investimentos e alinhar capital com necessidades operacionais (conexão entre modos e parceiros). Para acompanhar desdobramentos e análises, consulte a matéria original: https://www.enr.com/articles/61795-illinois-legislature-approves-15b-plan-to-overhaul-transit-governance.

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