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VTA adota método single-bore para trecho de túnel do BART Silicon Valley Fase II
Neste artigo de Greg Aragon, você recebe um panorama claro sobre a escolha da VTA pelo túnel de escavação única, o avanço das obras com enormes paredes de suporte de vergalhão e a preparação do local para a chegada da máquina de perfuração. Você verá os motivos técnicos e de risco por trás da decisão, os desafios do solo e do lençol freático e os próximos passos na contratação e construção. Leia para entender o impacto dessa obra de grande porte na sua cidade.
Fonte/Referência: https://www.enr.com/articles/61798-single-bore-tunnel-method-chosen-for-bart-silicon-valley-phase-ii
Principais pontos
- VTA escolheu túnel de furo único como método preferido
- Opção evita grande custo e transtorno no centro de San Jose
- Novo processo de contratação busca aumentar competição entre empreiteiras
- Equipes já trabalham na estrutura de lançamento e em muros de apoio pesados
- Projeto é a maior obra pública do condado e vai servir muitos passageiros
Decisão e impacto imediato
A Santa Clara Valley Transportation Authority (VTA) escolheu o método single-bore para escavar o trecho de cinco milhas (aprox. 8 km) do projeto BART Silicon Valley Phase II. A decisão visa reduzir custos e evitar grandes transtornos no centro de San Jose.
- A opção single-bore foi apontada como a alternativa de menor risco, menor impacto urbano e melhor equilíbrio entre custo e viabilidade.
- O trecho de túnel faz parte de uma extensão de 6 milhas (4 estações) e integra um programa estimado em US$12,7 bilhões.
- O custo do túnel com a nova escolha é estimado em US$3 bilhões. Segundo oficiais, isso permite avançar o projeto até 60% de projeto concluído e manter o cronograma de construção.
Para mais contexto técnico e cobertura detalhada: https://www.enr.com/articles/61798-single-bore-tunnel-method-chosen-for-bart-silicon-valley-phase-ii
Cronograma e processo de contratação
Acompanhe estas etapas principais:
- RFP (Pedido de Propostas) previsto para o 1º trimestre de 2026.
- Previsão de adjudicação do contrato no 2º trimestre de 2027.
- Início da escavação com tuneladora previsto para 2029.
O VTA conduziu contatos iniciais com dez empresas de grande construção e tunelamento para ouvir o mercado e ajustar o pacote contratual. Um consórcio previamente selecionado em 2022 — Kiewit, J.F. Shea e Traylor Brothers (KST) — apresentou propostas acima do orçamento, levando o VTA a reabrir a concorrência; ainda assim, o consórcio segue executando obras iniciais. A nova abordagem contratual e de colaboração entre empreiteiras reflete a tendência de priorizar parcerias e práticas contratuais que aumentem a competição e a eficiência, conforme observado em iniciativas similares sobre colaboração entre construtores de transporte público.
Obras em andamento no local de lançamento
A construção atual concentra-se no Newhall Yard / West Portal, na divisa entre San Jose e Santa Clara, próximo ao aeroporto de San Jose.
- Equipes estão executando a estrutura de lançamento da TBM, com escavação que chega a mais de 130 pés (aprox. 40 m) de profundidade em uma extremidade.
- Para proteger as escavações, operários instalam paredes de contenção reforçadas com grandes gaiolas de vergalhão, algumas pesando até 150 toneladas (cerca de 300.000 libras).
- As escavações geram centenas de caminhões de terra por dia enquanto a entrada da tuneladora é preparada. A TBM deverá chegar da Alemanha para iniciar a perfuração; esse movimento de equipamentos e logística é semelhante ao observado em grandes projetos internacionais, como as máquinas de escavação do projeto Gateway que estiveram em preparação para grandes mobilizações.
Os impactos de trânsito urbano e o fluxo intenso de caminhões são um dos fatores que tornam o método single-bore atraente, por reduzir a necessidade de múltiplas frentes de trabalho em áreas centrais — uma preocupação comum em obras metropolitanas como as do projeto Gateway e de outras grandes fases de tunneling.
Equipes técnicas e desafios geotécnicos
Entre os principais contratados e consultores estão:
- Program Management: joint venture HNTB / WSP
- General Engineering Consultant: joint venture Mott MacDonald / PGH Wong
- Construction Management: Bechtel
- Obras iniciais de túnel: Kiewit-Shea-Traylor (KST)
O solo da região e o alto nível do lençol freático são apontados como os maiores desafios. A obra exigirá gestão técnica e operacional de alto nível para manter segurança e continuidade do trabalho. Riscos geotécnicos e episódios de colapso em escavações urbanas mostram a importância dessa gestão rigorosa; incidentes anteriores em túneis ressaltam a necessidade de protocolos robustos de segurança e resgate, como relatado em casos de colapso de túnel em Los Angeles.
Conclusión
A VTA optou pelo método single-bore como solução pragmática para reduzir custo e impacto urbano no centro de San Jose, mantendo o projeto viável dentro do envelope de US$3 bilhões. É uma escolha que privilegia menor risco e continuidade do cronograma, não um atalho.
No campo, o progresso é concreto: muros de contenção com grandes gaiolas de vergalhão, escavações de quase 40 m e a TBM prevista para vir da Alemanha. Com marcos claros — RFP no 1º trim. de 2026, adjudicação em 2º trim. de 2027 e escavação em 2029 — o projeto reúne peso técnico e experiência (HNTB/WSP, Mott MacDonald/PGH Wong, Bechtel e KST).
Os riscos permanecem: solo e lençol freático são o grande nó técnico, e operações profundas com centenas de caminhões por dia exigem gestão rigorosa. Em suma, trata-se de um complexo quebra-cabeça subterrâneo, caro e essencial para o futuro do transporte local. Para entender esse contexto em comparação com outros grandes empreendimentos europeus e norte-americanos, há análises sobre o avanço no túnel-base do Brenner, projetos liderados por equipes internacionais como em Aarhus e obras de abastecimento como o túnel Annacis em Metro Vancouver.
Leia a cobertura completa e técnica em: https://www.enr.com/articles/61798-single-bore-tunnel-method-chosen-for-bart-silicon-valley-phase-ii
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Adalberto Mendes, un nombre que resuena con la solidez del hormigón y la precisión de los cálculos estructurales, personifica la unión entre la teoría y la práctica de la ingeniería. Dedicado a la enseñanza y propietario de una exitosa empresa de construcción, su carrera está marcada por una pasión que floreció en la infancia, alimentada por el sueño de erigir edificios que dieran forma al horizonte. Esta temprana fascinación le llevó por el camino de la ingeniería, culminando en una carrera en la que el aula y la obra se complementan, reflejando su compromiso tanto con la formación de nuevos profesionales como con la materialización de ambiciosos proyectos.