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Estádio do Chicago Fire de US$650 milhões avança em revisão da cidade
Nesta matéria você conhece os planos para o novo estádio do Chicago Fire ao longo do rio Chicago, quem são os construtores escolhidos e os principais desafios do projeto. Informações adicionais podem ser consultadas no relatório original: https://www.enr.com/articles/61371-chicago-fire-choose-pepper-gma-and-all-construction-group-for-650m-stadium e na cobertura local publicada pela nossa redação: Chicago Fire FC apresenta projetos do novo estádio de US$650 milhões.
Destaques rápidos
- Projeto: estádio de 22.000 lugares como peça central do desenvolvimento The 78.
- Valor estimado: US$650 milhões.
- Local: terreno de 62 acres na margem sul do Rio Chicago, ao sul do Loop.
- Construtoras selecionadas: Pepper Construction, GMA Construction Group e ALL Construction Group.
- Financiamento: declarado 100% privado pelo proprietário.
- Cronograma proposto: obras iniciando em 2026 e conclusão em 2028, se aprovado.
O projeto e o local
O estádio faz parte do masterplan The 78, um grande empreendimento misto. A instalação — com gramado natural e cobertura em aço, desenhada pela Gensler — ocuparia um terreno que já foi área ferroviária e corta antigo leito do rio, o que impõe desafios geotécnicos e de remediação. Esses desafios exigem atenção às práticas de gestão de resíduos e remediação na construção civil e planos de mitigação dos impactos locais.
Empresas selecionadas
O consórcio escolhido para executar a obra é formado por empresas locais: Pepper Construction, GMA Construction Group e ALL Construction Group. A opção por equipes de Chicago decorre de uma busca nacional por empreiteiras, com preferência por liderança local segundo a diretoria do clube. Mais detalhes sobre a seleção podem ser encontrados em: https://www.enr.com/articles/61371-chicago-fire-choose-pepper-gma-and-all-construction-group-for-650m-stadium e na cobertura local: apresentação dos projetos do novo estádio.
Desafios técnicos
- Solo historicamente industrial exige remediação, fundações profundas e estabilização. Boas práticas para aumentar a capacidade e resiliência das fundações podem ser encontradas em guias sobre aumentar capacidade e resiliência na construção.
- Realocação de utilidades e coordenação de logística em área urbana densa; abordagens colaborativas entre operadores de transporte e construtores têm sido sugeridas por especialistas em projetos de transporte público e construção.
- Necessidade de integração com a incorporadora Related Midwest e engajamento comunitário para conectividade urbana, além de enfrentar riscos típicos do setor como atrasos e flutuações de cronograma — cenário que já vem afetando grandes obras, segundo reportagens sobre atrasos recentes na construção.
- Escassez de mão de obra qualificada pode pressionar custos e prazos; veja discussões sobre como trazer trabalhadores de volta ao setor e as implicações de políticas migratórias em como trazer trabalhadores de volta e efeitos da repressão à imigração no mercado de trabalho da construção.
Mudanças no plano urbano e impactos de tráfego
A proposta altera o Plano de Desenvolvimento (PD 1434) aprovado em 2018, incluindo a remoção do espaço central já pensado como Crescent Park e redução do riverwalk de 100 para 40 pés de largura. Trilhos da Metra permanecem no local; a estação proposta da CTA Red Line em 15th e Clark foi retirada, deixando Roosevelt como principal acesso. Estudo municipal projeta picos de até quase 14.000 veículos pela manhã e 16.000 à noite em dias de evento. Para lidar com esse tipo de impacto, especialistas recomendam estudos de tráfego independentes e medidas de gestão, tema abordado em textos sobre como gerenciar os impactos de grandes obras e a relação entre urbanização e comunidades em impactos das obras de urbanização.
Oposição e demandas das comunidades
Organizações de Chinatown, Bronzeville e Pilsen expressaram preocupações sobre deslocamento e gentrificação. Entre as demandas:
- Estudo de Deslocamento conduzido por terceira parte neutra.
- Estudo de tráfego independente contemplando ruas como Wentworth Avenue e Clark Street.
- Acordo de Benefícios Comunitários garantindo moradias acessíveis e unidades compatíveis com famílias.
Essas medidas visam mitigar impactos socioeconômicos e preservar moradias e serviços locais. A interação entre grandes projetos de infraestrutura e populações afetadas é discutida em análises sobre os impactos sociais de obras de infraestrutura e nos estudos sobre impactos nas comunidades locais.
Contexto do maior desenvolvimento
The 78 é estimado em cerca de US$7 bilhões e prevê até 13 milhões de pés quadrados entre usos comerciais, residenciais e institucionais, cerca de 12 acres de espaços abertos e um compromisso de 20% de moradias acessíveis entre as até 10.000 unidades projetadas. Projetos dessa escala atraem atenção de financiadores privados e impactam dinamicamente o mercado: veja por que investidores privados estão de olho na infraestrutura e análises sobre o impacto da economia nos investimentos imobiliários.
Próximos passos e cronograma
A revisão técnica segue para a Comissão de Planejamento e, posteriormente, para votação no Conselho Municipal. Se a emenda ao PD for aprovada, preparos de terreno e infraestrutura poderiam começar em 2026, com entrega prevista para 2028, sujeita a condicionantes técnicas e negociais. O calendário dependerá da capacidade de evitar atrasos e de implementar práticas construtivas eficientes — uma preocupação corrente no setor e documentada em reportagens sobre atrasos recentes na construção.
Conclusión
O estádio de US$650 milhões proposto para o Chicago Fire combina oportunidade de transformação urbana com riscos técnicos e sociais relevantes. A viabilidade dependerá da capacidade de remediar o solo, gerenciar o tráfego e atender às exigências das comunidades vizinhas por estudos independentes e acordos de benefícios. A decisão passa pela Comissão de Planejamento e pelo Conselho Municipal — acompanhe a evolução para avaliar impactos concretos. Estratégias sustentáveis e abordagens híbridas na construção podem reduzir riscos e custos; recomenda-se considerar princípios de construção híbrida e sustentável no desenvolvimento do projeto.
Leitura adicional e fonte principal: https://www.enr.com/articles/61371-chicago-fire-choose-pepper-gma-and-all-construction-group-for-650m-stadium.
Para análises em português e atualizações locais, visite também Consejos de renovación.

Adalberto Mendes, un nombre que resuena con la solidez del hormigón y la precisión de los cálculos estructurales, personifica la unión entre la teoría y la práctica de la ingeniería. Dedicado a la enseñanza y propietario de una exitosa empresa de construcción, su carrera está marcada por una pasión que floreció en la infancia, alimentada por el sueño de erigir edificios que dieran forma al horizonte. Esta temprana fascinación le llevó por el camino de la ingeniería, culminando en una carrera en la que el aula y la obra se complementan, reflejando su compromiso tanto con la formación de nuevos profesionales como con la materialización de ambiciosos proyectos.