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Você vai ler sobre os planos para substituir a ponte Centennial sobre o rio Missouri por uma travessia maior, parte do Programa Eisenhower do estado, que tem atraído mesmo o interesse de investidores privados na infraestrutura. O Departamento de Transporte do Kansas avança uma nova leva de projetos rodoviários rumo à construção, com foco em aumentar a capacidade, reforçar a segurança e melhorar o fluxo de tráfego. O texto mostra o que já está em desenho, o que vem nas próximas fases e como isso pode afetar sua região. Para mais contexto e cobertura internacional, veja: https://www.enr.com/articles/61699-kansas-advances-442m-in-highway-projects-under-10-year-ike-program
- Ponte Centennial será substituída por uma nova travessia maior ao norte da estrutura atual
- Vários projetos rodoviários do programa IKE avançam para construção em todo o estado
- Corredor K‑96 terá alargamento e melhorias de acessos na região de Wichita
- Novas faixas de ultrapassagem e obras de reconstrução vão atingir áreas rurais
- Financiamento mistura recursos estaduais, federais e locais para pagar as obras
Kansas avança nove obras rodoviárias do programa IKE com US$ 442 milhões
Você precisa saber: o estado do Kansas aprovou a inclusão de nove projetos na lista de construção do programa decenal Eisenhower Legacy Transportation (IKE), totalizando US$ 442 milhões em investimentos. As licitações estão previstas entre 2028 e 2030.
Principais pontos do anúncio
- A substituição da Centennial Bridge (Route 92) sobre o rio Missouri é o maior projeto. Será construída uma nova ponte de quatro faixas ao norte da estrutura atual.
- Os trabalhos abrangem grandes corredores suburbanos e melhorias rurais com faixas de ultrapassagem e reconstruções locais.
- O programa IKE foi lançado em 2020 e reúne recursos estaduais, federais e locais. A KDOT publica dados de projetos e resultados de licitações com regularidade.
Projetos destacados
- Centennial Bridge (Route 92) — Leavenworth, KS / Platte County, MO
- Valor estimado: US$ 157 milhões
- Serviços de projeto: HDR e TranSystems
- Escopo: ponte de 4 faixas, novos pilares no rio, realinhamento de acessos, tabuleiro mais largo e iluminação de navegação coordenada com o Missouri DOT
- Cronograma: levantamento, revisão ambiental e mapeamento de servidões em curso; obras previstas entre 2027–2029; processo de licitação 2028.
- Observação: projetos de grande porte como este renovam o foco em normas e fiscalizações de segurança após episódios recentes, como o caso do colapso de ponte na área de Kansas City, que gerou ampla discussão sobre procedimentos e responsabilidades.
- Interseção K‑10 / Lone Elm Road — Johnson County
- Valor estimado: cerca de US$ 43 milhões
- Situação: autorização ambiental concluída; projeto preliminar em desenvolvimento com HNTB
- Licitação prevista para 2030.
- K‑96 entre I‑135 e I‑35 — Sedgwick County (área de Wichita)
- Valor estimado: US$ 120 milhões
- Escopo: alargamento para seis faixas e melhoria de 7 interseções
- Consultores: WSP (projeto) e JEO Consulting Group (levantamentos)
- Início estimado: 2029, com múltiplos pacotes de licitação. Projetos urbanos de ampliação frequentemente aprendem com exemplos de entrega antecipada e economia de custos, como o novo viaduto da Park Avenue.
- Faixas de ultrapassagem em U.S.‑169 — Anderson e Allen counties
- Valor conjunto: cerca de US$ 35 milhões
- Status: levantamentos e mapeamento de servidões iniciados; licitação 2029.
- Faixas de ultrapassagem em U.S.‑83 — Scott e Finney counties
- Valor estimado: US$ 33 milhões
- Licitação prevista para 2029.
- Projetos de reconstrução menores:
- K‑33 (Douglas e Franklin counties) — US$ 15M e US$ 11M
- K‑4 em Bethany Drive (Lindsborg) — US$ 11M
- U.S.‑281 (Russell e Osborne counties) — US$ 17M
- Licitações: entre 2028 e 2030. Designers e contratantes ainda não definidos.
Financiamento e transparência
- O financiamento combina receitas estaduais, recursos federais e fundos locais, além de uso de autoridade de endividamento e transferências de imposto sobre vendas. Políticas federais e linhas de crédito têm papel central, por exemplo com a ampliação da assistência financeira do TIFIA e outros mecanismos que ajudam a viabilizar grandes obras. Casos de fechamento de financiamento em outros estados mostram o potencial para pacotes bilionários, como no projeto da SR‑400, na Geórgia, mas também existem exemplos de cortes e cancelamentos em nível federal que afetam calendários e escopos, como noticiado em casos recentes de cancelamentos de financiamento.
- Cada projeto terá o financiamento finalizado no momento da licitação.
- A KDOT publica mensalmente resultados de licitações e mantém um portal de transparência com dados dos projetos; ainda assim, projetos grandes precisam gerenciar riscos de orçamento e cronograma que já impactaram outras iniciativas nos EUA, como no caso em que um projeto de trânsito perdeu verbas federais e sofreu corte de escopo (exemplo de Chicago).
O que isso significa para você
- Quem trafega pela região da ponte Centennial ou pelos corredores K‑10 e K‑96 deve esperar obras voltadas ao aumento de capacidade e à segurança nos próximos anos.
- Moradores de áreas rurais verão faixas de ultrapassagem e reconstruções que devem melhorar a fluidez e reduzir riscos. Medidas operacionais e tecnológicas também têm sido adotadas em obras para reduzir sinistros, como a instalação de câmeras de velocidade em zonas de obras.
- O grosso das obras está previsto entre 2027 e 2030, gerando oportunidades de contratação e emprego no setor de construção — um mercado que vê movimentações relevantes, como aquisições e backlog de grandes construtoras (caso da Granite Construction) e contratos de grande porte que movimentam fornecedores e mão de obra (exemplo de contrato de desvio ferroviário).
Declarações oficiais resumidas
- Autoridades estaduais descrevem o IKE como um motor de crescimento econômico e demonstração de compromisso com estradas mais seguras.
- Gestores do departamento de transporte afirmam que a nova leva de obras reflete foco na colaboração com comunidades locais e na resposta às prioridades regionais, em linha com esforços de várias agências de transporte que buscam integração entre modos e parceiros.
Conclusión
O pacote de obras do programa IKE, totalizando US$ 442 milhões, inclui a substituição da Centennial Bridge por uma travessia de quatro faixas e intervenções que vão do alargamento do K‑96 às faixas de ultrapassagem rurais e melhorias no K‑10. Essas ações aumentarão capacidade, segurança e eficiência do tráfego ao longo da década. Acompanhe os prazos, consultas públicas e os dados da KDOT para seguir os desdobramentos.
Para cobertura adicional e detalhes do anúncio original, consulte: https://www.enr.com/articles/61699-kansas-advances-442m-in-highway-projects-under-10-year-ike-program
Quer se manter informado e entender os desdobramentos? Leia mais em Consejos de renovación e consulte também https://www.enr.com/articles/61699-kansas-advances-442m-in-highway-projects-under-10-year-ike-program.

Adalberto Mendes, un nombre que resuena con la solidez del hormigón y la precisión de los cálculos estructurales, personifica la unión entre la teoría y la práctica de la ingeniería. Dedicado a la enseñanza y propietario de una exitosa empresa de construcción, su carrera está marcada por una pasión que floreció en la infancia, alimentada por el sueño de erigir edificios que dieran forma al horizonte. Esta temprana fascinación le llevó por el camino de la ingeniería, culminando en una carrera en la que el aula y la obra se complementan, reflejando su compromiso tanto con la formación de nuevos profesionales como con la materialización de ambiciosos proyectos.