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Jefferson Road em South Charleston: obra de ampliação chega ao fim
Você leu originalmente o texto do jornalista Jim Parsons sobre a conclusão do projeto de ampliação da Jefferson Road em South Charleston (West Virginia), executado pela Kokosing Construction e contratado pela WVDOT. O trabalho — detalhado em https://www.enr.com/articles/61356-w-va-winds-down-road-widening-project — amplia a via, instala uma rotatória, constrói um viaduto longo sobre a Kanawha Turnpike, elimina um entroncamento perigoso, remove uma passagem de nível da CSX e resolve problemas junto a um córrego. A nova ponte foi nomeada em homenagem ao químico Dr. George E. Keller II.
Principais pontos
- Projeto de aproximadamente US$47 milhões, contratado em 2019.
- Extensão: 1,7 milha (≈2,7 km).
- Alargamento para cinco pistas.
- Nova rotatória e viaduto de 770 pés (≈235 m) sobre a Kanawha Turnpike.
- Remoção de um entroncamento em ângulo (dogleg) e de uma passagem em nível da CSX — parte de uma tendência de execução de desvios ferroviários e obras de realocação de tráfego em projetos rodoviários.
- Integração com US-60 e US-119.
- Viaduto nomeado em homenagem ao Dr. George E. Keller II.
- Entrega prevista: 30 de setembro; restam ajustes finais em acessos residenciais e comerciais.
O que mudou na via
A Jefferson Road agora tem cinco pistas ao longo de 1,7 milha, com nova rotatória para melhorar o fluxo e um viaduto de 770 pés sobre a Kanawha Turnpike, que elimina um cruzamento torto e a passagem de nível ferroviária. Pavimentação, sinalização e conexões às rotas US-60 e US-119 já foram concluídas; falta apenas ajustar acessos locais antes da entrega oficial. Projetos que envolvem grandes estruturas frequentemente incluem fases de testes e monitoramento semelhantes aos usados em outras obras de pontes e viadutos, como os dedicados a testes de carga em grandes pontes e ações de remoção controlada quando necessário (experiências de remoção de viadutos).
Por que o projeto foi necessário
Estudos prévios indicaram que o trecho apresentava taxa de acidentes quatro vezes maior que vias semelhantes no estado. As intervenções visaram:
- reduzir congestionamentos;
- diminuir riscos de colisões;
- melhorar a integração viária com US-60 e US-119;
- retirar a travessia ferroviária em nível da CSX para maior segurança.
Para gerenciar impactos sociais e logísticos de obras dessa escala, foram aplicadas abordagens descritas em guias sobre como lidar com os impactos de grandes obras e estudos sobre os efeitos da urbanização nas comunidades locais.
Nomeação do viaduto
O viaduto recebeu o nome do Dr. George E. Keller II, reconhecido por seu trabalho na Union Carbide Corporation e por ajudar a fundar o centro de pesquisa MATRIC (agora parte da AVN Corporation). A homenagem foi formalizada em documentos oficiais do projeto.
Impacto para moradores e motoristas
As mudanças resultam em tráfego mais previsível, viagens mais seguras e menor congestionamento. Embora já visíveis, as melhorias serão plenamente operacionais após os ajustes finais nos acessos. A expectativa é de redução significativa de acidentes no trecho.
Além da melhoria no traçado viário, projetos desse tipo costumam monitorar impactos ambientais e na saúde pública, como qualidade do ar, especialmente durante a fase de construção — um aspecto tratado em matérias sobre obras que afetam a qualidade do ar. Medidas de segurança em zona de obras, por sua vez, podem incluir tecnologias e práticas como o uso de controle de velocidade e fiscalização, semelhantes a iniciativas onde foram instaladas câmeras de velocidade em zonas de trabalho.
Leitura adicional e referência
Para mais detalhes sobre a cobertura original e desenvolvimentos do projeto, consulte o artigo citado: https://www.enr.com/articles/61356-w-va-winds-down-road-widening-project.
Outras leituras úteis sobre planejamento, resiliência e colaboração em grandes obras e projetos de transporte:
- práticas para aumentar capacidade e resiliência na construção;
- esforços de colaboração entre construtores de transporte público para projetos mais eficientes;
- experiências sobre conexão entre modos de transporte e parcerias em regiões metropolitanas.
Fique atento às mudanças no seu trajeto — a Jefferson Road já está mudando a mobilidade em South Charleston.

Adalberto Mendes, un nombre que resuena con la solidez del hormigón y la precisión de los cálculos estructurales, personifica la unión entre la teoría y la práctica de la ingeniería. Dedicado a la enseñanza y propietario de una exitosa empresa de construcción, su carrera está marcada por una pasión que floreció en la infancia, alimentada por el sueño de erigir edificios que dieran forma al horizonte. Esta temprana fascinación le llevó por el camino de la ingeniería, culminando en una carrera en la que el aula y la obra se complementan, reflejando su compromiso tanto con la formación de nuevos profesionales como con la materialización de ambiciosos proyectos.