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Você vai ler sobre a abertura de uma nova pista e de uma nova torre de controle no Aeroporto Internacional do Kuwait, um marco em um programa de modernização de grande escala. O texto mostra o progresso do novo terminal principal com cobertura inovadora e sistemas para reduzir o consumo de energia. Você ficará por dentro das obras no pátio de aeronaves, dos contratos em curso e do impacto na segurança e na posição do país como hub regional. (Fonte relacionada: https://www.enr.com/articles/61792-kuwait-advances-58b-airport-program-as-new-runway-tower-enter-service)
- Nova pista e torre de controle melhoram segurança e fluxo de voos
- Terminal com cobertura que usa luz natural e refrigeração passiva para gastar menos energia
- Obras organizadas para manter o aeroporto funcionando sem interrupções
- Projeto integrado à estratégia nacional para transformar o Kuwait em hub regional de comércio e logística
- Financiamento público e parcerias internacionais mantêm o avanço da construção
Kuwait ativa nova pista e torre de controle no âmbito de programa de US$ 5,8 bilhões
O Aeroporto Internacional do Kuwait colocou em operação uma nova pista de cerca de 4,58 km e uma torre de controle de 70 metros, marco relevante do programa de modernização avaliado em US$ 5,8 bilhões. As obras fazem parte do pacote denominado Bundle 3, apontado como 88% concluído, com custo aproximado de US$ 586 milhões (veja também: https://www.enr.com/articles/61792-kuwait-advances-58b-airport-program-as-new-runway-tower-enter-service).
O que mudou — pontos principais
- Pista: nova pista operacional, integrada ao sistema do aeroporto.
- Torre: torre de controle de 70 m, com fundações isoladas para reduzir riscos sísmicos e radar com cobertura 360°.
- Progresso do programa: pacote de melhorias do campo de voo em fase avançada; trabalhos remanescentes seguem cronograma.
Contexto do projeto
O programa de expansão foi lançado em 2016 para substituir instalações antigas sem interromper o funcionamento do aeroporto. O empreendimento integra a estratégia nacional Vision 2035, que visa reduzir a dependência do petróleo e transformar o país em um centro regional de comércio, logística e finanças. As obras incluem novo terminal, pistas, redes viárias e sistemas de apoio ao tráfego aéreo. Projetos de grande escala com objetivos semelhantes podem ser consultados para referência de gestão e escopo, como a transformação recente de terminais em Salt Lake City e outras reformas multilionárias inspiradas em programas de US$ 5 bilhões.
Terminal 2: o novo núcleo do aeroporto
O centro do projeto é o Terminal 2, com:
- Área: cerca de 700.000 m².
- Projeto arquitetônico: assinado por Foster Partners.
- Execução: construído pela turca Limak İnşaat em contrato design-build superior a US$ 4,3 bilhões.
- Capacidade: atenderá 25 milhões de passageiros por ano na fase inicial, com possibilidade de expansão para 50 milhões.
- Sustentabilidade: cobertura em concha de concreto com três asas e 1,2 km de extensão, que incorpora sistemas passivos de resfriamento e controle de iluminação, estimados para reduzir o consumo de energia em cerca de 40%. Projetos de terminais que priorizam iluminação natural e eficiência energética oferecem bons paralelos, como o novo terminal planejado em San Diego e iniciativas recentes que modernizam a experiência do passageiro em Pittsburgh com ênfase em design e sustentabilidade e eficiência operacional no novo terminal de Pittsburgh.
- Andamento: obras do terminal cerca de 70% concluídas, com previsão de entrega em 2026.
Planejamento do campo de voo e próximos passos
Especialistas internacionais definiram a geometria e o plano diretor das pistas e pátios. Entre as próximas ações:
- Reconfiguração dos taxiways e das vias de serviço para conectar operações novas e existentes. Projetos de grande reconfiguração de pátio e concourses em outros aeroportos mostram como integrar fases de obra sem paralisar operações, como os trabalhos em Concourse D do O’Hare e suas fases de expansão.
- Início da reabilitação da pista central e das áreas de pátio (Phase II), aproveitando a entrada em operação da terceira pista para manter voos sem interrupção. Estratégias de manutenção de operação durante obras já foram aplicadas em programas que incluem grandes intervenções em estradas e acessos de aeroportos, com coordenação entre concessionárias e empreiteiras em obras de infraestrutura viária em aeroportos.
- Conclusão dos trabalhos remanescentes do Bundle 3 (iluminação, drenagem e pavimentação) em um cronograma de 14 meses, com previsão de finalização no início de 2027.
Contratos e fiscalização
- O contrato do bundle foi assinado em 2017 com um consórcio formado por AVIC International Holding Corp. (China) e HOT Engineering & Construction Co. (Kuwait), inicialmente avaliado em cerca de US$ 489 milhões. Ajustes contratuais elevaram o total para perto de US$ 586 milhões. Contratos de grande porte e parcerias internacionais têm precedentes em projetos como os megaprojetos contratados na Arábia Saudita e em ampliações de terminais nos EUA que envolvem grandes players globais.
- Em 2024, a DGCA contratou a Dar Al-Handasah (Shair & Partners) para fiscalização por cinco anos, cobrindo drenagem, iluminação, reabilitação de pavimentos e integração de sistemas avançados de movimentação de superfície e aterrissagem por instrumentos. Contratos de construção e supervisão em aeroportos frequentemente envolvem múltiplos empreendimentos simultâneos e modelos de gestão técnica semelhantes aos empregados em renovações e novas construções, como o contrato de US$ 650 milhões para novos terminais em Reno que ilustra a escala e a complexidade de grandes empreendimentos aeroportuários.
Financiamento e impacto esperado
O programa é custeado pelo Ministério das Finanças do Kuwait. Ao término das obras, o complexo contará com três pistas, o novo terminal energeticamente eficiente e sistemas airside alinhados a padrões internacionais. As autoridades esperam aumento da segurança em pousos e decolagens e reforço da posição do país como nó regional de aviação e logística. Projetos semelhantes de expansão e modernização mostram o potencial econômico e logístico de investir em hubs regionais, como as expansões em Dallas–Fort Worth e processos de licitação de grande porte em outros mercados que reforçam conectividade e capacidade e processos de licitação em projetos de larga escala.
Conclusión
A entrada em operação da nova pista e da torre de controle é um salto estratégico: reforça a segurança, melhora o fluxo de voos e prepara o caminho para o Terminal 2, com foco em sustentabilidade e eficiência energética. O programa de US$ 5,8 bilhões avança conforme planejamento, integrando pistas, taxiways e sistemas de navegação sem interromper as operações. O resultado será maior capacidade (25 milhões, expansível a 50 milhões), infraestrutura moderna e um impulso para a economia conectada à Vision 2035. Para mais contexto e detalhes da reportagem original, consulte: https://www.enr.com/articles/61792-kuwait-advances-58b-airport-program-as-new-runway-tower-enter-service
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Adalberto Mendes, un nombre que resuena con la solidez del hormigón y la precisión de los cálculos estructurales, personifica la unión entre la teoría y la práctica de la ingeniería. Dedicado a la enseñanza y propietario de una exitosa empresa de construcción, su carrera está marcada por una pasión que floreció en la infancia, alimentada por el sueño de erigir edificios que dieran forma al horizonte. Esta temprana fascinación le llevó por el camino de la ingeniería, culminando en una carrera en la que el aula y la obra se complementan, reflejando su compromiso tanto con la formación de nuevos profesionales como con la materialización de ambiciosos proyectos.
