Escuche este artículo
Você está prestes a ler uma história emocionante sobre a reconstrução do Aeroporto Internacional de Salt Lake City, que está quase completa após mais de uma década de trabalho. Este projeto de 5 bilhões de dólares não é apenas uma construção; é um tributo ao legado de Michael Williams, que liderou a equipe até seu falecimento em maio. Enquanto as equipes se esforçam para terminar os últimos portões até 2026, a determinação de honrar a memória de Mike está mais forte do que nunca. Prepare-se para descobrir os desafios enfrentados, as fases de construção e o impacto que este projeto terá na comunidade.
- O novo aeroporto de Salt Lake City deve ser concluído até 2026.
- O projeto enfrentou desafios como terremotos e a pandemia.
- A equipe trabalha para abrir cinco novas portas em outubro.
- 85% dos materiais do antigo aeroporto foram reutilizados.
- O diretor do projeto, Michael Williams, faleceu, mas inspirou a equipe a concluir.
A Inspiração por Trás da Conclusão da Reforma do Aeroporto de Salt Lake City de $5 Bilhões
O Legado de Michael Williams
Você já parou para pensar no que significa realmente concluir um grande projeto? Para muitos, é apenas um marco, mas para Michael Williams, foi uma missão de vida. Mesmo em seus últimos dias, enquanto lutava contra o câncer, sua mensagem para a equipe era clara: Precisamos terminar. Essa determinação moldou a construção do novo Aeroporto Internacional de Salt Lake City e deixou um legado que ressoa entre seus colegas, como Brian Stetson e Kevin Fauvell.
Stetson, que assumiu o cargo de diretor do programa de capital de $5,2 bilhões após a morte de Williams, compartilha um sentimento comum entre a equipe: a promessa de concluir o projeto em homenagem a Mike. A equipe se uniu em torno dessa ideia, transformando a dor da perda em um compromisso renovado. Nós temos um compromisso de finalizar este programa, e fazemos isso por Mike. Vamos entregar do jeito que ele planejou. Essa é a nossa motivação: concluir este projeto, diz Stetson.
O Caminho para a Conclusão
Após mais de uma década de planejamento e construção, o projeto está se aproximando de sua conclusión. Restam cerca de $370 milhões em obras, com a quarta e última fase do aeroporto de quase 300 acres programada para ser finalizada em 2026. Essa fase final inclui a adição de 16 novas portas na parte oriental do Concourse B, elevando o total de portas do novo aeroporto para 94.
Os últimos componentes da terceira fase estão sendo finalizados, incluindo a instalação de pontes de embarque e o asfaltamento das áreas. Apesar de enfrentar desafios significativos, como um terremoto, a pandemia e a construção em um antigo leito de lago, a equipe está concentrada em completar a última série de portas para o novo aeroporto.
Fases do Projeto
O projeto foi dividido em quatro fases, que se sobrepõem em sua entrega. A primeira fase, concluída no final de 2020, incluiu a construção do terminal central de 909.000 pés quadrados e das seções ocidentais dos Concourses A e B. A segunda fase, finalizada em 2023, envolveu a demolição do antigo aeroporto, que tinha mais de seis décadas, e a conclusão da parte leste do Concourse A, além de dar início ao trabalho no Túnel Central.
As principais conquistas da terceira fase incluíram a finalização do Túnel Central de 1.000 pés de comprimento, que conecta os dois terminais, e uma nova praça para o Concourse B, que foi inaugurada no outono de 2024.
Conforme Fauvell, o diretor do projeto da joint venture entre a Holder Construction e a Big-D Construction, menciona: Estamos chegando perto do final do programa. Vamos abrir cinco portas em outubro. Além disso, as cinco portas restantes da fase três também serão abertas neste outono. O restante do edifício será inaugurado em outubro do próximo ano e isso marcará a última grande construção vertical. Vamos continuar com o asfaltamento até o início de 2027.
Expansão e Crescimento
Um dos projetos auxiliares mais importantes é a expansão do sistema de manuseio de bagagens, que conta com 7 milhas de correias transportadoras com 45 polegadas de largura, projetadas para acomodar bagagens grandes, como esquis. Stetson destaca que estamos adaptando o sistema para o crescimento esperado. O objetivo é concluir essa expansão junto com o edifício principal.
Além disso, lounges de companhias aéreas estão sendo adicionados, como um lounge da Delta Air Lines de 34.000 pés quadrados e um lounge da American Express de 16.000 pés quadrados, que também devem ser inaugurados neste outono. O novo aeroporto verde conta com um terminal principal e dois concourses, onde as novas portas estão sendo construídas e abertas em fases de 2020 até 2026.
Sustentabilidade e Reutilização
A demolição do antigo aeroporto foi uma parte fundamental do projeto. Durante seis meses, a equipe trabalhou na demolição, resultando em 280.000 toneladas de material, dos quais 85% foram reutilizados no local. O concreto foi triturado e transformado em material de preenchimento, enquanto o aço e outros componentes foram enviados para plantas de reciclagem.
A construção também envolveu medidas de estabilização do solo para acomodar a localização do SLC em uma área propensa a terremotos, que era um antigo leito de lago. Centenas de buracos de 3 pés de diâmetro foram perfurados a 45 pés de profundidade e preenchidos com pequenas pedras para prevenir a liquefação em caso de um terremoto. Os edifícios e túneis são sustentados por uma combinação de estacas compostas e estacas em H, com profundidades que variam de 65 a 75 pés.
A Importância da Liderança
Michael Williams, diretor do programa de reestruturação do Aeroporto Internacional de Salt Lake City, enfatizava a importância de uma equipe integrada e de um proprietário envolvido no dia a dia. Com mais de quatro décadas de experiência em projetos de transporte, ele liderou esse esforço desde 2012 e foi uma figura central na motivação da equipe. Mike realmente impulsionou este programa e nos inspirou a chegar onde estamos agora, diz Stetson, que o sucedeu como diretor do programa.
Williams não era apenas um líder, mas uma lenda na indústria. Gordon Huether, que colaborou com Williams desde o início para incorporar sua arte ao programa do SLC, reflete sobre o impacto que ele teve. As instalações de arte no novo aeroporto refletem a localização única, incluindo as Montanhas Wasatch.
Conclusión
En resumen, a reconstrução do Aeroporto Internacional de Salt Lake City não é apenas um projeto de infraestrutura; é uma homenagem ao legado de um líder visionário, Michael Williams. Com um investimento de 5 bilhões de dólares e mais de uma década de trabalho, a equipe se uniu em torno da missão de honrar sua memória, enfrentando desafios como a pandemia e terremotos. Cada fase concluída traz consigo não apenas um novo espaço, mas também um compromisso com a sustentabilidade, reutilizando 85% dos materiais do antigo aeroporto.
À medida que se aproxima a inauguração das novas portas e do terminal, você pode sentir a energia e a determinação da equipe, que se inspira na visão de Williams. Este projeto é um testemunho do que pode ser alcançado quando uma equipe se une em torno de um propósito maior.
Se você se interessou por essa história de superação e inovação, não deixe de explorar mais artigos em Consejos de renovación, onde você pode descobrir mais sobre obras significativas na engenharia e novas estratégias na construção civil.

Adalberto Mendes, un nombre que resuena con la solidez del hormigón y la precisión de los cálculos estructurales, personifica la unión entre la teoría y la práctica de la ingeniería. Dedicado a la enseñanza y propietario de una exitosa empresa de construcción, su carrera está marcada por una pasión que floreció en la infancia, alimentada por el sueño de erigir edificios que dieran forma al horizonte. Esta temprana fascinación le llevó por el camino de la ingeniería, culminando en una carrera en la que el aula y la obra se complementan, reflejando su compromiso tanto con la formación de nuevos profesionales como con la materialización de ambiciosos proyectos.