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Você vai ler sobre como uma pausa federal nos repasses do Departamento de Transportes dos EUA (DOT) colocou em risco o cronograma do Hudson Tunnel e da grande extensão da Second Avenue Subway em Nova York, e como o CEO Thomas Prendergast afirma que a autoridade tentará manter prazo e orçamento enquanto uma revisão sobre práticas de empresas certificadas por diversidade (DBE) segue em curso. A ação gerou críticas políticas e deixa incerta a duração da suspensão; detalhes da reportagem inicial podem ser consultados em https://www.enr.com/articles/61456-feds-freeze-18b-in-funding-for-nyc-subway-hudson-tunnel-projects.
- DOT congela repasses federais para obras de Nova York por revisão de práticas DBE
- Comissão do Hudson Tunnel diz que vai manter escopo, cronograma e orçamento
- Governo federal questiona uso de critérios por raça e sexo em contratos
- Autoridades de Nova York chamam a ação de retaliação política e prometem reagir
- Não se sabe por quanto tempo durará a suspensão devido ao fechamento do governo
Congelamento federal de verbas prende repasses para grandes obras em Nova York — o que você precisa saber
O Departamento de Transporte dos EUA decidiu suspender reembolsos federais para dois grandes projetos de infraestrutura em Nova York enquanto revisa práticas de contratação relacionadas a empresas de pequeno porte. A medida afeta diretamente o projeto Gateway / Hudson Tunnel e a Fase 2 da Second Avenue Subway.
O que foi anunciado
- O DOT colocou os projetos sob revisão administrativa para checar práticas que possam violar a Constituição no tratamento por raça e sexo.
- O governo federal reteve pagamentos que somam parte de quase US$ 18 bilhões destinados à participação federal nos dois projetos; esse tipo de congelamento de fundos federais tem precedentes em outras áreas de investimento público.
- Entre os pagamentos retidos está um desembolso de US$ 300 milhões previsto para a extensão da Second Avenue Subway, num momento em que a MTA negocia grandes contratos para manter o ritmo das obras.
Projetos afetados
Projeto | Custo estimado | Observação |
---|---|---|
Hudson Tunnel Project | US$ 16 bilhões | Revisão do DOT; comissão do projeto diz que cumprirá leis e tentará manter cronograma — ligado ao esforço do corredor Gateway em New Jersey e Nova York (contexto do desenvolvimento em NJ) |
Second Avenue Subway — Fase 2 | US$ 7,7 bilhões | Pagamento de US$ 300 milhões retido pelo DOT; obras ocorrem num momento de movimentação de contratos e planejamento da MTA (contratos recentes da MTA) |
Motivo da revisão
- O DOT publicou uma regra provisória que retira critérios de raça e sexo da definição federal de indivíduos social e economicamente desfavorecidos no programa DBE (Disadvantaged Business Enterprise).
- A regra exige que programas estaduais revisem e possivelmente decertifiquem empresas que não atendam aos novos critérios — preocupação similar àquela levantada por gestores e legisladores sobre cortes de financiamento ligados a políticas de diversidade (alertas sobre cortes por políticas DEI/DEI relacionadas a obras).
- O DOT argumenta que a ação é necessária porque programas atuais teriam elementos inconstitucionais; a medida foi tomada sem período de comentários públicos.
Impacto e incertezas imediatas
- Autoridades locais alertam que a suspensão pode atrasar obras, afetar empregos e prejudicar usuários do transporte, embora os efeitos concretos no cronograma ainda não estejam claros. Especialistas do setor defendem cooperação entre empreiteiros e gestores para mitigar impactos (colaboração entre construtores de transporte público).
- O financiamento permanece incerto enquanto o governo federal enfrenta um shutdown e equipes do DOT responsáveis pela revisão foram colocadas em furlough. Investidores e parceiros privados acompanham de perto, avaliando risco e oportunidades de participação em infraestrutura (interesse de investidores privados na infraestrutura).
- O DOT não definiu a duração do congelamento.
Reações de autoridades locais e gestores dos projetos
- Representantes das autoridades de transporte afirmam que o governo federal estaria usando justificativas para atrasar os projetos.
- O chefe da comissão do Hudson Tunnel declarou que o órgão seguirá as leis federais e trabalhará para manter escopo, cronograma e orçamento; lideranças locais também têm prometido medidas para preservar a entrega das obras, em linha com outras respostas administrativas a pausas contratuais (compromissos de agilidade diante de pausas).
- A governadora de Nova York chamou a medida de retaliação política e anunciou intenção de usar todas as ferramentas legais e administrativas para restabelecer os fundos.
Conclusión
A pausa federal nos repasses coloca projetos como o Hudson Tunnel e a Second Avenue Subway — Fase 2 em risco, abrindo um choque entre a revisão do programa DBE pelo DOT e a reação das autoridades locais. O principal risco imediato é sobre cronograma, orçamento e empregos; a duração da suspensão e os efeitos práticos ainda são incertos. Para acompanhar o desdobramento e os detalhes técnicos da decisão, consulte a reportagem original: https://www.enr.com/articles/61456-feds-freeze-18b-in-funding-for-nyc-subway-hudson-tunnel-projects.
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Adalberto Mendes, un nombre que resuena con la solidez del hormigón y la precisión de los cálculos estructurales, personifica la unión entre la teoría y la práctica de la ingeniería. Dedicado a la enseñanza y propietario de una exitosa empresa de construcción, su carrera está marcada por una pasión que floreció en la infancia, alimentada por el sueño de erigir edificios que dieran forma al horizonte. Esta temprana fascinación le llevó por el camino de la ingeniería, culminando en una carrera en la que el aula y la obra se complementan, reflejando su compromiso tanto con la formación de nuevos profesionales como con la materialización de ambiciosos proyectos.