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VTA adota método single-bore para trecho de túnel do BART Silicon Valley Fase II
Neste artigo de Greg Aragon, você recebe um panorama claro sobre a escolha da VTA pelo túnel de escavação única, o avanço das obras com enormes paredes de suporte de vergalhão e a preparação do local para a chegada da máquina de perfuração. Você verá os motivos técnicos e de risco por trás da decisão, os desafios do solo e do lençol freático e os próximos passos na contratação e construção. Leia para entender o impacto dessa obra de grande porte na sua cidade.
Fonte/Referência: https://www.enr.com/articles/61798-single-bore-tunnel-method-chosen-for-bart-silicon-valley-phase-ii
Principais pontos
- VTA escolheu túnel de furo único como método preferido
- Opção evita grande custo e transtorno no centro de San Jose
- Novo processo de contratação busca aumentar competição entre empreiteiras
- Equipes já trabalham na estrutura de lançamento e em muros de apoio pesados
- Projeto é a maior obra pública do condado e vai servir muitos passageiros
Decisão e impacto imediato
A Santa Clara Valley Transportation Authority (VTA) escolheu o método single-bore para escavar o trecho de cinco milhas (aprox. 8 km) do projeto BART Silicon Valley Phase II. A decisão visa reduzir custos e evitar grandes transtornos no centro de San Jose.
- A opção single-bore foi apontada como a alternativa de menor risco, menor impacto urbano e melhor equilíbrio entre custo e viabilidade.
- O trecho de túnel faz parte de uma extensão de 6 milhas (4 estações) e integra um programa estimado em US$12,7 bilhões.
- O custo do túnel com a nova escolha é estimado em US$3 bilhões. Segundo oficiais, isso permite avançar o projeto até 60% de projeto concluído e manter o cronograma de construção.
Para mais contexto técnico e cobertura detalhada: https://www.enr.com/articles/61798-single-bore-tunnel-method-chosen-for-bart-silicon-valley-phase-ii
Cronograma e processo de contratação
Acompanhe estas etapas principais:
- RFP (Pedido de Propostas) previsto para o 1º trimestre de 2026.
- Previsão de adjudicação do contrato no 2º trimestre de 2027.
- Início da escavação com tuneladora previsto para 2029.
O VTA conduziu contatos iniciais com dez empresas de grande construção e tunelamento para ouvir o mercado e ajustar o pacote contratual. Um consórcio previamente selecionado em 2022 — Kiewit, J.F. Shea e Traylor Brothers (KST) — apresentou propostas acima do orçamento, levando o VTA a reabrir a concorrência; ainda assim, o consórcio segue executando obras iniciais. A nova abordagem contratual e de colaboração entre empreiteiras reflete a tendência de priorizar parcerias e práticas contratuais que aumentem a competição e a eficiência, conforme observado em iniciativas similares sobre colaboração entre construtores de transporte público.
Obras em andamento no local de lançamento
A construção atual concentra-se no Newhall Yard / West Portal, na divisa entre San Jose e Santa Clara, próximo ao aeroporto de San Jose.
- Equipes estão executando a estrutura de lançamento da TBM, com escavação que chega a mais de 130 pés (aprox. 40 m) de profundidade em uma extremidade.
- Para proteger as escavações, operários instalam paredes de contenção reforçadas com grandes gaiolas de vergalhão, algumas pesando até 150 toneladas (cerca de 300.000 libras).
- As escavações geram centenas de caminhões de terra por dia enquanto a entrada da tuneladora é preparada. A TBM deverá chegar da Alemanha para iniciar a perfuração; esse movimento de equipamentos e logística é semelhante ao observado em grandes projetos internacionais, como as máquinas de escavação do projeto Gateway que estiveram em preparação para grandes mobilizações.
Os impactos de trânsito urbano e o fluxo intenso de caminhões são um dos fatores que tornam o método single-bore atraente, por reduzir a necessidade de múltiplas frentes de trabalho em áreas centrais — uma preocupação comum em obras metropolitanas como as do projeto Gateway e de outras grandes fases de tunneling.
Equipes técnicas e desafios geotécnicos
Entre os principais contratados e consultores estão:
- Program Management: joint venture HNTB / WSP
- General Engineering Consultant: joint venture Mott MacDonald / PGH Wong
- Construction Management: Bechtel
- Obras iniciais de túnel: Kiewit-Shea-Traylor (KST)
O solo da região e o alto nível do lençol freático são apontados como os maiores desafios. A obra exigirá gestão técnica e operacional de alto nível para manter segurança e continuidade do trabalho. Riscos geotécnicos e episódios de colapso em escavações urbanas mostram a importância dessa gestão rigorosa; incidentes anteriores em túneis ressaltam a necessidade de protocolos robustos de segurança e resgate, como relatado em casos de colapso de túnel em Los Angeles.
Conclusion
A VTA optou pelo método single-bore como solução pragmática para reduzir custo e impacto urbano no centro de San Jose, mantendo o projeto viável dentro do envelope de US$3 bilhões. É uma escolha que privilegia menor risco e continuidade do cronograma, não um atalho.
No campo, o progresso é concreto: muros de contenção com grandes gaiolas de vergalhão, escavações de quase 40 m e a TBM prevista para vir da Alemanha. Com marcos claros — RFP no 1º trim. de 2026, adjudicação em 2º trim. de 2027 e escavação em 2029 — o projeto reúne peso técnico e experiência (HNTB/WSP, Mott MacDonald/PGH Wong, Bechtel e KST).
Os riscos permanecem: solo e lençol freático são o grande nó técnico, e operações profundas com centenas de caminhões por dia exigem gestão rigorosa. Em suma, trata-se de um complexo quebra-cabeça subterrâneo, caro e essencial para o futuro do transporte local. Para entender esse contexto em comparação com outros grandes empreendimentos europeus e norte-americanos, há análises sobre o avanço no túnel-base do Brenner, projetos liderados por equipes internacionais como em Aarhus e obras de abastecimento como o túnel Annacis em Metro Vancouver.
Leia a cobertura completa e técnica em: https://www.enr.com/articles/61798-single-bore-tunnel-method-chosen-for-bart-silicon-valley-phase-ii
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Adalberto Mendes, a name that resonates with the solidity of concrete and the precision of structural calculations, personifies the union between engineering theory and practice. A dedicated teacher and owner of a successful construction company, his career is marked by a passion that blossomed in childhood, fueled by the dream of erecting buildings that would shape the horizon. This early fascination led him down the path of engineering, culminating in a career where the classroom and the construction site complement each other, reflecting his commitment both to training new professionals and to bringing ambitious projects to fruition.