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Estádio do Chicago Fire de US$650 milhões avança em revisão da cidade
Nesta matéria você conhece os planos para o novo estádio do Chicago Fire ao longo do rio Chicago, quem são os construtores escolhidos e os principais desafios do projeto. Informações adicionais podem ser consultadas no relatório original: https://www.enr.com/articles/61371-chicago-fire-choose-pepper-gma-and-all-construction-group-for-650m-stadium e na cobertura local publicada pela nossa redação: Chicago Fire FC apresenta projetos do novo estádio de US$650 milhões.
Destaques rápidos
- Projeto: estádio de 22.000 lugares como peça central do desenvolvimento The 78.
- Valor estimado: US$650 milhões.
- Local: terreno de 62 acres na margem sul do Rio Chicago, ao sul do Loop.
- Construtoras selecionadas: Pepper Construction, GMA Construction Group e ALL Construction Group.
- Financiamento: declarado 100% privado pelo proprietário.
- Cronograma proposto: obras iniciando em 2026 e conclusão em 2028, se aprovado.
O projeto e o local
O estádio faz parte do masterplan The 78, um grande empreendimento misto. A instalação — com gramado natural e cobertura em aço, desenhada pela Gensler — ocuparia um terreno que já foi área ferroviária e corta antigo leito do rio, o que impõe desafios geotécnicos e de remediação. Esses desafios exigem atenção às práticas de gestão de resíduos e remediação na construção civil e planos de mitigação dos impactos locais.
Empresas selecionadas
O consórcio escolhido para executar a obra é formado por empresas locais: Pepper Construction, GMA Construction Group e ALL Construction Group. A opção por equipes de Chicago decorre de uma busca nacional por empreiteiras, com preferência por liderança local segundo a diretoria do clube. Mais detalhes sobre a seleção podem ser encontrados em: https://www.enr.com/articles/61371-chicago-fire-choose-pepper-gma-and-all-construction-group-for-650m-stadium e na cobertura local: apresentação dos projetos do novo estádio.
Desafios técnicos
- Solo historicamente industrial exige remediação, fundações profundas e estabilização. Boas práticas para aumentar a capacidade e resiliência das fundações podem ser encontradas em guias sobre aumentar capacidade e resiliência na construção.
- Realocação de utilidades e coordenação de logística em área urbana densa; abordagens colaborativas entre operadores de transporte e construtores têm sido sugeridas por especialistas em projetos de transporte público e construção.
- Necessidade de integração com a incorporadora Related Midwest e engajamento comunitário para conectividade urbana, além de enfrentar riscos típicos do setor como atrasos e flutuações de cronograma — cenário que já vem afetando grandes obras, segundo reportagens sobre atrasos recentes na construção.
- Escassez de mão de obra qualificada pode pressionar custos e prazos; veja discussões sobre como trazer trabalhadores de volta ao setor e as implicações de políticas migratórias em como trazer trabalhadores de volta e efeitos da repressão à imigração no mercado de trabalho da construção.
Mudanças no plano urbano e impactos de tráfego
A proposta altera o Plano de Desenvolvimento (PD 1434) aprovado em 2018, incluindo a remoção do espaço central já pensado como Crescent Park e redução do riverwalk de 100 para 40 pés de largura. Trilhos da Metra permanecem no local; a estação proposta da CTA Red Line em 15th e Clark foi retirada, deixando Roosevelt como principal acesso. Estudo municipal projeta picos de até quase 14.000 veículos pela manhã e 16.000 à noite em dias de evento. Para lidar com esse tipo de impacto, especialistas recomendam estudos de tráfego independentes e medidas de gestão, tema abordado em textos sobre como gerenciar os impactos de grandes obras e a relação entre urbanização e comunidades em impactos das obras de urbanização.
Oposição e demandas das comunidades
Organizações de Chinatown, Bronzeville e Pilsen expressaram preocupações sobre deslocamento e gentrificação. Entre as demandas:
- Estudo de Deslocamento conduzido por terceira parte neutra.
- Estudo de tráfego independente contemplando ruas como Wentworth Avenue e Clark Street.
- Acordo de Benefícios Comunitários garantindo moradias acessíveis e unidades compatíveis com famílias.
Essas medidas visam mitigar impactos socioeconômicos e preservar moradias e serviços locais. A interação entre grandes projetos de infraestrutura e populações afetadas é discutida em análises sobre os impactos sociais de obras de infraestrutura e nos estudos sobre impactos nas comunidades locais.
Contexto do maior desenvolvimento
The 78 é estimado em cerca de US$7 bilhões e prevê até 13 milhões de pés quadrados entre usos comerciais, residenciais e institucionais, cerca de 12 acres de espaços abertos e um compromisso de 20% de moradias acessíveis entre as até 10.000 unidades projetadas. Projetos dessa escala atraem atenção de financiadores privados e impactam dinamicamente o mercado: veja por que investidores privados estão de olho na infraestrutura e análises sobre o impacto da economia nos investimentos imobiliários.
Próximos passos e cronograma
A revisão técnica segue para a Comissão de Planejamento e, posteriormente, para votação no Conselho Municipal. Se a emenda ao PD for aprovada, preparos de terreno e infraestrutura poderiam começar em 2026, com entrega prevista para 2028, sujeita a condicionantes técnicas e negociais. O calendário dependerá da capacidade de evitar atrasos e de implementar práticas construtivas eficientes — uma preocupação corrente no setor e documentada em reportagens sobre atrasos recentes na construção.
Conclusion
O estádio de US$650 milhões proposto para o Chicago Fire combina oportunidade de transformação urbana com riscos técnicos e sociais relevantes. A viabilidade dependerá da capacidade de remediar o solo, gerenciar o tráfego e atender às exigências das comunidades vizinhas por estudos independentes e acordos de benefícios. A decisão passa pela Comissão de Planejamento e pelo Conselho Municipal — acompanhe a evolução para avaliar impactos concretos. Estratégias sustentáveis e abordagens híbridas na construção podem reduzir riscos e custos; recomenda-se considerar princípios de construção híbrida e sustentável no desenvolvimento do projeto.
Leitura adicional e fonte principal: https://www.enr.com/articles/61371-chicago-fire-choose-pepper-gma-and-all-construction-group-for-650m-stadium.
Para análises em português e atualizações locais, visite também Renovation Tips.

Adalberto Mendes, a name that resonates with the solidity of concrete and the precision of structural calculations, personifies the union between engineering theory and practice. A dedicated teacher and owner of a successful construction company, his career is marked by a passion that blossomed in childhood, fueled by the dream of erecting buildings that would shape the horizon. This early fascination led him down the path of engineering, culminating in a career where the classroom and the construction site complement each other, reflecting his commitment both to training new professionals and to bringing ambitious projects to fruition.