Neste artigo, você acompanha a disputa em Austin para selecionar a empresa responsável pelo novo trem leve da cidade, cujo RFQ já foi emitido. Em poucas semanas chegam as propostas de design e construção. O projeto faz parte do plano maior de mobilidade, mas enfrenta obstacles importantes: um processo judicial que questiona o uso de receita de imposto predial e incertezas sobre a liberação de fundos federais. Veja também cobertura internacional sobre o caso: https://www.enr.com/articles/61470-shortlist-of-heavyweights-contend-for-uncertain-austin-light-rail-project
- Projeto de bonde em Austin entra em fase crítica com propostas de grandes construtoras
- Concorrentes incluem parcerias de empresas importantes do setor ferroviário e exemplos de colaboração entre construtoras
- Projeto ainda depende de aprovações ambientais e de verba federal
- Enfrenta ação judicial e forte oposição política estadual
- Custos altos forçaram corte do plano original e atrasam a obra
Propostas para o bonde de Austin: prazo em outubro; futuro federal é a maior incerteza
As propostas de design-construção para o sistema de bonde de Austin, orçado em US$ 7,1 bilhões, têm entrega marcada para 24 de outubro. Três concorrentes foram selecionados para essa fase final: confira detalhes e contexto também em https://www.enr.com/articles/61470-shortlist-of-heavyweights-contend-for-uncertain-austin-light-rail-project
Prazos e concorrentes
Você verá as propostas de:
- Stacy & Witbeck / Sundt (consórcio)
- Kiewit
- FCC
O contrato envolve projetar e construir a linha que a autoridade pública pretende iniciar em 2027.
O que está em jogo financeiro
Você precisa conhecer as cifras:
Item | Valor estimado |
---|---|
Custo total do projeto | US$ 7,1 bilhões |
Subsídios federais esperados | US$ 3,4–3,6 bilhões |
Empréstimo TIFIA previsto | US$ 1 bilhão |
A principal dúvida é se o governo federal liberará os subsídios. Relatórios locais indicam que exigências federais mudaram; itens ligados ao clima e à equidade podem precisar ser ajustados para obter apoio. Investidores privados também observam projetos de infraestrutura nos EUA, um fator que pode influenciar alternativas de financiamento (investidores privados estão de olho na infraestrutura).
Impasses legais e políticos
Obstáculos em curso:
- In março de 2024, um grupo de contribuintes entrou com ação judicial no condado de Travis alegando que o Código Tributário do Texas proíbe usar receita de imposto sobre propriedade para pagar títulos de construção ferroviária. O processo segue em andamento.
- O governador Greg Abbott se opõe ao uso de impostos para saldar os títulos; a prefeitura de Austin e o prefeito apoiam o projeto.
- Tentativas legislativas para cortar recursos ao programa mais amplo, Project Connect, não avançaram na legislatura estadual.
Essas incertezas legais e políticas reforçam a necessidade de estratégias para proteger projetos contra interrupções e incertezas, tanto na engenharia contratual quanto na modelagem financeira.
Contexto e mudança no escopo
- O projeto recebeu aprovação dos eleitores em 2020.
- A autoridade criada para tocar a obra, a Austin Transit Partnership (ATP), dirige o processo.
- Com o aumento dos custos de construção ferroviária, a rota foi reduzida de 27 milhas para 10 miles e 15 estações. Essas reduções são reflexo de um ambiente onde contratantes do Texas e sudeste enfrentam pressões de custo e cadeia de suprimentos.
Para um panorama internacional e comparação com outras disputas semelhantes, consulte: https://www.enr.com/articles/61470-shortlist-of-heavyweights-contend-for-uncertain-austin-light-rail-project
Próximos passos para acompanhar
Ordem das etapas esperadas:
- Recebimento das propostas até 24 de outubro
- Avaliação técnica e escolha da empresa vencedora
- Conclusão de aprovações ambientais e definição dos financiamentos federais
- Início da construção previsto para 2027, se financiamentos e autorizações forem confirmados
Empresas envolvidas e gestores de projeto podem se preparar para ajustar entregas e técnicas de gestão aplicando práticas para aumentar capacidade e resiliência na construção e para inovar sob pressão e superar custos.
Conclusion
Você acompanha um projeto de alto impacto e alto risco. As propostas (prazo até 24 de outubro) vão definir quem projetará e construirá o bonde orçado em US$ 7,1 bilhões. O fator decisivo segue sendo a liberação dos subsídios federais (US$ 3,4–3,6 bi) e o desfecho da ação judicial que questiona o uso de receita de imposto. O escopo já foi reduzido para 10 miles e 15 estações, sob a gestão da Austin Transit Partnership (ATP). Se tudo correr bem, a obra pode começar em 2027, mas incertezas federais, oposição política e riscos legais podem atrasar ou reformular o plano.
O que acompanhar: entrega das propostas, avaliação técnica, aprovações ambientais e, sobretudo, a confirmação do financiamento federal. Cada etapa pode acelerar a obra ou mantê‑la parada.
Leitura complementar e matéria relacionada: RFQ do projeto de VLT de US$ 7,1 bi em Austin e cobertura internacional em https://www.enr.com/articles/61470-shortlist-of-heavyweights-contend-for-uncertain-austin-light-rail-project
Fique atento e continue acompanhando. Leia mais em Renovation Tips.

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