Listen to this article
Você vai ler sobre a abertura de uma nova pista e de uma nova torre de controle no Aeroporto Internacional do Kuwait, um marco em um programa de modernização de grande escala. O texto mostra o progresso do novo terminal principal com cobertura inovadora e sistemas para reduzir o consumo de energia. Você ficará por dentro das obras no pátio de aeronaves, dos contratos em curso e do impacto na segurança e na posição do país como hub regional. (Fonte relacionada: https://www.enr.com/articles/61792-kuwait-advances-58b-airport-program-as-new-runway-tower-enter-service)
- Nova pista e torre de controle melhoram segurança e fluxo de voos
- Terminal com cobertura que usa luz natural e refrigeração passiva para gastar menos energia
- Obras organizadas para manter o aeroporto funcionando sem interrupções
- Projeto integrado à estratégia nacional para transformar o Kuwait em hub regional de comércio e logística
- Financiamento público e parcerias internacionais mantêm o avanço da construção
Kuwait ativa nova pista e torre de controle no âmbito de programa de US$ 5,8 bilhões
O Aeroporto Internacional do Kuwait colocou em operação uma nova pista de cerca de 4,58 km e uma torre de controle de 70 metros, marco relevante do programa de modernização avaliado em US$ 5,8 bilhões. As obras fazem parte do pacote denominado Bundle 3, apontado como 88% concluído, com custo aproximado de US$ 586 milhões (veja também: https://www.enr.com/articles/61792-kuwait-advances-58b-airport-program-as-new-runway-tower-enter-service).
O que mudou — pontos principais
- Pista: nova pista operacional, integrada ao sistema do aeroporto.
- Torre: torre de controle de 70 m, com fundações isoladas para reduzir riscos sísmicos e radar com cobertura 360°.
- Progresso do programa: pacote de melhorias do campo de voo em fase avançada; trabalhos remanescentes seguem cronograma.
Contexto do projeto
O programa de expansão foi lançado em 2016 para substituir instalações antigas sem interromper o funcionamento do aeroporto. O empreendimento integra a estratégia nacional Vision 2035, que visa reduzir a dependência do petróleo e transformar o país em um centro regional de comércio, logística e finanças. As obras incluem novo terminal, pistas, redes viárias e sistemas de apoio ao tráfego aéreo. Projetos de grande escala com objetivos semelhantes podem ser consultados para referência de gestão e escopo, como a transformação recente de terminais em Salt Lake City e outras reformas multilionárias inspiradas em programas de US$ 5 bilhões.
Terminal 2: o novo núcleo do aeroporto
O centro do projeto é o Terminal 2, com:
- Área: cerca de 700.000 m².
- Projeto arquitetônico: assinado por Foster Partners.
- Execução: construído pela turca Limak İnşaat em contrato design-build superior a US$ 4,3 bilhões.
- Capacidade: atenderá 25 milhões de passageiros por ano na fase inicial, com possibilidade de expansão para 50 milhões.
- Sustentabilidade: cobertura em concha de concreto com três asas e 1,2 km de extensão, que incorpora sistemas passivos de resfriamento e controle de iluminação, estimados para reduzir o consumo de energia em cerca de 40%. Projetos de terminais que priorizam iluminação natural e eficiência energética oferecem bons paralelos, como o novo terminal planejado em San Diego e iniciativas recentes que modernizam a experiência do passageiro em Pittsburgh com ênfase em design e sustentabilidade e eficiência operacional no novo terminal de Pittsburgh.
- Andamento: obras do terminal cerca de 70% concluídas, com previsão de entrega em 2026.
Planejamento do campo de voo e próximos passos
Especialistas internacionais definiram a geometria e o plano diretor das pistas e pátios. Entre as próximas ações:
- Reconfiguração dos taxiways e das vias de serviço para conectar operações novas e existentes. Projetos de grande reconfiguração de pátio e concourses em outros aeroportos mostram como integrar fases de obra sem paralisar operações, como os trabalhos em Concourse D do O’Hare e suas fases de expansão.
- Início da reabilitação da pista central e das áreas de pátio (Phase II), aproveitando a entrada em operação da terceira pista para manter voos sem interrupção. Estratégias de manutenção de operação durante obras já foram aplicadas em programas que incluem grandes intervenções em estradas e acessos de aeroportos, com coordenação entre concessionárias e empreiteiras em obras de infraestrutura viária em aeroportos.
- Conclusão dos trabalhos remanescentes do Bundle 3 (iluminação, drenagem e pavimentação) em um cronograma de 14 meses, com previsão de finalização no início de 2027.
Contratos e fiscalização
- O contrato do bundle foi assinado em 2017 com um consórcio formado por AVIC International Holding Corp. (China) e HOT Engineering & Construction Co. (Kuwait), inicialmente avaliado em cerca de US$ 489 milhões. Ajustes contratuais elevaram o total para perto de US$ 586 milhões. Contratos de grande porte e parcerias internacionais têm precedentes em projetos como os megaprojetos contratados na Arábia Saudita e em ampliações de terminais nos EUA que envolvem grandes players globais.
- Em 2024, a DGCA contratou a Dar Al-Handasah (Shair & Partners) para fiscalização por cinco anos, cobrindo drenagem, iluminação, reabilitação de pavimentos e integração de sistemas avançados de movimentação de superfície e aterrissagem por instrumentos. Contratos de construção e supervisão em aeroportos frequentemente envolvem múltiplos empreendimentos simultâneos e modelos de gestão técnica semelhantes aos empregados em renovações e novas construções, como o contrato de US$ 650 milhões para novos terminais em Reno que ilustra a escala e a complexidade de grandes empreendimentos aeroportuários.
Financiamento e impacto esperado
O programa é custeado pelo Ministério das Finanças do Kuwait. Ao término das obras, o complexo contará com três pistas, o novo terminal energeticamente eficiente e sistemas airside alinhados a padrões internacionais. As autoridades esperam aumento da segurança em pousos e decolagens e reforço da posição do país como nó regional de aviação e logística. Projetos semelhantes de expansão e modernização mostram o potencial econômico e logístico de investir em hubs regionais, como as expansões em Dallas–Fort Worth e processos de licitação de grande porte em outros mercados que reforçam conectividade e capacidade e processos de licitação em projetos de larga escala.
Conclusion
A entrada em operação da nova pista e da torre de controle é um salto estratégico: reforça a segurança, melhora o fluxo de voos e prepara o caminho para o Terminal 2, com foco em sustentabilidade e eficiência energética. O programa de US$ 5,8 bilhões avança conforme planejamento, integrando pistas, taxiways e sistemas de navegação sem interromper as operações. O resultado será maior capacidade (25 milhões, expansível a 50 milhões), infraestrutura moderna e um impulso para a economia conectada à Vision 2035. Para mais contexto e detalhes da reportagem original, consulte: https://www.enr.com/articles/61792-kuwait-advances-58b-airport-program-as-new-runway-tower-enter-service
Quer continuar acompanhando esse e outros projetos de grande porte? Leia mais artigos em Renovation Tips.

Adalberto Mendes, a name that resonates with the solidity of concrete and the precision of structural calculations, personifies the union between engineering theory and practice. A dedicated teacher and owner of a successful construction company, his career is marked by a passion that blossomed in childhood, fueled by the dream of erecting buildings that would shape the horizon. This early fascination led him down the path of engineering, culminating in a career where the classroom and the construction site complement each other, reflecting his commitment both to training new professionals and to bringing ambitious projects to fruition.
