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Você precisa saber sobre o congelamento de verbas federais para grandes projetos de trânsito em Chicago enquanto o Departamento de Transporte dos Estados Unidos (USDOT) revisa práticas de contratação relacionadas à regra sobre empresas beneficiárias (DBE). O bloqueio financeiro atinge obras da CTA e pode afetar prazos, contratos e deslocamentos. Para mais contexto da cobertura internacional, veja https://www.enr.com/articles/61467-usdot-freezes-21b-for-chicago-transit-projects.
- Departamento de Transporte dos EUA congela fundos federais para projetos do CTA
- Revisão foca em práticas de certificação e contratação ligadas à regra DBE
- Projetos já tinham obras em andamento e melhorias para passageiros
- Autoridades locais classificam a medida como motivação política
- A análise pode ser atrasada pela paralisação parcial do governo
USDOT congela US$2,1 bilhões destinados a seus projetos de trânsito em Chicago
O USDOT colocou um bloqueio financeiro de US$2,1 bilhões em dois programas da Chicago Transit Authority (CTA) enquanto analisa se as práticas de contratação e certificação obedecem a uma norma federal recente sobre empresas de negócios desfavorecidas (DBE).
O que foi congelado
- US$2,1 bilhões destinados a dois programas da CTA.
- Projetos afetados:
- Red Line Extension (extensão da Linha Vermelha)
- Red and Purple Modernization (modernização das Linhas Vermelha e Roxa)
Motivo do congelamento
O USDOT está verificando se as práticas de certificação e contratação adotadas cumprem a regra publicada em 3 de outubro, que proíbe exigências baseadas em raça e sexo em financiamentos federais. A nova norma exige que programas DBE revisem as empresas certificadas segundo os critérios atualizados; o departamento qualificou algumas práticas existentes como possivelmente inconstitucionais. Há também alertas públicos sobre cortes de financiamento relacionados a políticas DEI que ajudam a contextualizar a disputa em torno das regras.
Outros projetos sob revisão
O USDOT também examinará grandes obras na região de Nova York/Nova Jersey, como a Second Avenue Subway Phase 2 do MTA e o Hudson Tunnel Project. Aproximadamente US$18 bilhões relacionados a esses projetos foram colocados sob suspensão ou revisão, em um movimento que inclui a suspensão de cerca de US$18 bilhões envolvendo obras no corredor Nordeste. Para relatório aprofundado (em inglês), veja: https://www.enr.com/articles/61467-usdot-freezes-21b-for-chicago-transit-projects.
Impacto e posição das autoridades
- A CTA não confirmou mudanças imediatas nos cronogramas.
- Autoridades municipais dizem que a decisão tem motivação política.
- O diretor do Escritório de Gestão e Orçamento (OMB) circulou informações sobre os congelamentos em redes sociais antes do anúncio do USDOT; o episódio ocorre no contexto de críticas internas e externas ao processo de concessão, inclusive com comentários públicos sobre frustração com o processo de concessão.
- O governador alertou que a ação federal pode prejudicar a economia local e usuários do transporte público; esse risco repercute em projetos locais, inclusive iniciativas de reuso urbano e investimentos privados na cidade, como mostram exemplos de reutilização adaptativa de edifícios em Chicago.
Além disso, funcionários do USDOT tentaram assegurar que a agência manterá celeridade na execução onde for possível, um compromisso refletido em declarações sobre agilidade operacional mesmo diante de pausas nos contratos: promessas públicas de agilizar projetos.
Possível atraso na revisão
O USDOT informou que a análise pode atrasar devido à paralisação parcial do governo, atribuindo a responsabilidade política pelo impasse a legisladores enquanto continuam negociações sobre medidas temporárias de financiamento.
Detalhes dos projetos (resumo)
Project | Custo aproximado | Principais ações | Estado atual |
---|---|---|---|
Red Line Extension | US$2,9 bilhões | Acrescenta 5,5 milhas e 4 estações (103rd, 111th, Michigan Ave, 130th) | Equipe design‑build contratada; trabalhos iniciais (preparação de locais, demolições, relocação de utilidades) |
Red and Purple Modernization | US$2,1 bilhões | Novos sinais, desvio norte de Belmont, substituição de via e reconstrução de estações | Obras em andamento; novas estações acessíveis já abertas; redução de tempo de viagem relatada |
Conclusion
O congelamento do USDOT sobre US$2,1 bilhões destinados à CTA funciona como um freio técnico nos projetos Red Line Extension e Red and Purple Modernization enquanto o governo revisa práticas de contratação ligadas à regra DBE. O impacto prático ainda é incerto: pode ser um atraso administrativo ou ter efeitos mais amplos sobre prazos e contratos. Autoridades locais falam em motivação política; o federal cita preocupações constitucionais; e a paralisação do governo pode estender a espera. Acompanhe as atualizações (relatório de referência: https://www.enr.com/articles/61467-usdot-freezes-21b-for-chicago-transit-projects) e veja mais análises sobre congelamentos e revisões em reportagens relacionadas na Dicas de Reforma.

Adalberto Mendes, a name that resonates with the solidity of concrete and the precision of structural calculations, personifies the union between engineering theory and practice. A dedicated teacher and owner of a successful construction company, his career is marked by a passion that blossomed in childhood, fueled by the dream of erecting buildings that would shape the horizon. This early fascination led him down the path of engineering, culminating in a career where the classroom and the construction site complement each other, reflecting his commitment both to training new professionals and to bringing ambitious projects to fruition.