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Marinha seleciona 10 empresas para contrato de construção de US$ 15 bilhões com foco em Guam
A Marinha dos EUA escolheu 10 empresas para competir por tarefas previstas em um contrato IDIQ (indefinido/indeterminado) de US$ 15 bilhões, com duração de até oito anos, voltado principalmente a obras em Guam. A decisão foi anunciada em 10 de setembro pelo comando de engenharia da Marinha. Mais detalhes na fonte original: https://www.enr.com/articles/61353-navy-picks-10-firms-for-15b-idiq-guam-construction-contract.
Para contexto sobre o planejamento mais amplo de investimentos em infraestrutura em Guam, veja a cobertura sobre o planejamento de concessão de contratos para construção de instalações em Guam. Contratos do tipo IDIQ também têm sido usados em vários programas do Departamento de Defesa; análises sobre contratos IDIQ anunciados pelo Departamento de Defesa ajudam a entender esse formato de aquisição.
Resumo rápido
- Contrato IDIQ de US$ 15 bilhões concedido pelo NAVFAC Pacific para projetos em Guam.
- Recebidas 13 propostas; 10 empresas foram selecionadas. Para quem participa de disputas similares, orientações sobre como escrever propostas de projetos eficazes podem ser úteis.
- Primeiro pedido (seed project) já contratado: US$ 41,8 milhões para uma escola em Andersen AFB, Guam.
- Contrato separado de US$ 1,5 bilhão foi estruturado para obras na Navy Support Facility Diego Garcia.
Empresas selecionadas para o pacote de US$ 15 bilhões (Guam)
- BL Harbert International LLC
- Black Construction–Tutor Perini JV
- Conti Federal Services LLC
- Core Tech–HDCC–Kajima LLC
- ECC Expeditionary Constructors LLC
- Gilbane Federal JV
- Granite–Obayashi 3 (JV)
- Hensel Phelps Construction Co.
- Nan Inc.
- SLSCO Ltd.
Escopo previsto das obras
Os tipos de projetos que poderão ser contratados incluem:
- Construção nova e ampliações de alojamentos;
- Edifícios administrativos e instalações de comunicações;
- Escolas e hospitais;
- Instalações industriais e armazéns;
- Infraestrutura de transporte e outros desenvolvimentos de base.
Essas ações fazem parte do aumento de investimentos em infraestrutura militar em Guam, conforme relatórios governamentais e matérias como a cobertura sobre o planejamento de obras na ilha. Projetos semelhantes no Pacífico têm sido conduzidos por outras agências, por exemplo no caso em que a AECOM venceu um contrato do USACE para projetos no Pacífico.
Primeira ordem de serviço emitida (Guam)
- Contratado: SLSCO Ltd.
- Valor: US$ 41,8 milhões (preço fixo)
- Objeto: Construção de uma instalação escolar de pequeno porte em Andersen Air Force Base, Guam
- Prazo previsto de conclusão: agosto de 2028
Contrato separado para Diego Garcia (US$ 1,5 bilhão)
O NAVFAC Far East selecionou cinco empresas para um IDIQ de US$ 1,5 bilhão para obras na Navy Support Facility Diego Garcia, que apoia operações logísticas no Oceano Índico e Golfo Pérsico.
Empresas selecionadas:
- CBRE/JJ UK JV LLC
- DGC JV
- ECC Diego Garcia LLC
- MVL Diego Garcia JV LLC
- Black Construction/MACE International JV
Projeto inicial identificado: Black Construction/MACE International JV recebeu um seed project de aproximadamente US$ 6,1 milhões.
Para comparar processos de seleção em outras regiões do Indo-Pacífico, veja a matéria sobre a seleção de 12 empresas para contrato no Indo-Pacífico e a cobertura sobre operações no Sudeste Asiático em que foram escolhidas sete empresas para um pacote de US$ 2 bilhões.
Prazos contratuais
- Pacote Guam: até 8 anos (período base opções).
- Pacote Diego Garcia: período base de 5 anos com opção para mais 3 anos.
Contexto estratégico
Os investimentos previstos reforçam a prontidão regional e a infraestrutura logística e habitacional das forças dos EUA no Indo-Pacífico. O contrato de US$ 15 bilhões para Guam e o pacote de US$ 1,5 bilhão para Diego Garcia são peças centrais dessa estratégia de longo prazo.
Mudanças regulatórias e operacionais podem afetar cronogramas e requisitos: novas regras de compra local, como as regras da Buy America, e atualizações nos procedimentos de avaliação ambiental, como os novos procedimentos do NEPA, são fatores a considerar. Além disso, o Departamento de Defesa tem avaliado a necessidade de acordos de trabalho específicos para construções, o que pode influenciar a gestão da mão de obra.
Para empreiteiras envolvidas em grandes programas, existe demanda por aumentar capacidade e resiliência; orientações sobre como aumentar capacidade e resiliência na construção e sobre inovação sob pressão e superação de desafios podem ser úteis. Ferramentas e métodos como a adoção de BIM também têm sido destacados para melhorar eficiência e gestão em contratos similares, como no caso do USACE Buffalo adotando BIM.
Fonte e leitura adicional
Leitura original e detalhes complementares: https://www.enr.com/articles/61353-navy-picks-10-firms-for-15b-idiq-guam-construction-contract
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Adalberto Mendes, um nome que ressoa com a solidez do concreto e a precisão dos cálculos estruturais, personifica a união entre a teoria e a prática da engenharia. Professor dedicado e proprietário de uma bem-sucedida empresa de construção, sua trajetória é marcada por uma paixão que floresceu na infância, alimentada pelo sonho de erguer edifícios que moldassem o horizonte. Essa fascinação precoce o impulsionou a trilhar o caminho da engenharia, culminando em uma carreira onde a sala de aula e o canteiro de obras se complementam, refletindo seu compromisso tanto com a formação de novos profissionais quanto com a materialização de projetos ambiciosos.