Congelamento de dezoito bilhões em fundos ameaça seu metrô e o túnel do Hudson

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Você vai ler sobre como uma pausa federal nos repasses do Departamento de Transportes dos EUA (DOT) colocou em risco o cronograma do Hudson Tunnel e da grande extensão da Second Avenue Subway em Nova York, e como o CEO Thomas Prendergast afirma que a autoridade tentará manter prazo e orçamento enquanto uma revisão sobre práticas de empresas certificadas por diversidade (DBE) segue em curso. A ação gerou críticas políticas e deixa incerta a duração da suspensão; detalhes da reportagem inicial podem ser consultados em https://www.enr.com/articles/61456-feds-freeze-18b-in-funding-for-nyc-subway-hudson-tunnel-projects.

  • DOT congela repasses federais para obras de Nova York por revisão de práticas DBE
  • Comissão do Hudson Tunnel diz que vai manter escopo, cronograma e orçamento
  • Governo federal questiona uso de critérios por raça e sexo em contratos
  • Autoridades de Nova York chamam a ação de retaliação política e prometem reagir
  • Não se sabe por quanto tempo durará a suspensão devido ao fechamento do governo

Congelamento federal de verbas prende repasses para grandes obras em Nova York — o que você precisa saber

O Departamento de Transporte dos EUA decidiu suspender reembolsos federais para dois grandes projetos de infraestrutura em Nova York enquanto revisa práticas de contratação relacionadas a empresas de pequeno porte. A medida afeta diretamente o projeto Gateway / Hudson Tunnel e a Fase 2 da Second Avenue Subway.

O que foi anunciado

  • O DOT colocou os projetos sob revisão administrativa para checar práticas que possam violar a Constituição no tratamento por raça e sexo.
  • O governo federal reteve pagamentos que somam parte de quase US$ 18 bilhões destinados à participação federal nos dois projetos; esse tipo de congelamento de fundos federais tem precedentes em outras áreas de investimento público.
  • Entre os pagamentos retidos está um desembolso de US$ 300 milhões previsto para a extensão da Second Avenue Subway, num momento em que a MTA negocia grandes contratos para manter o ritmo das obras.

Projetos afetados

Projeto Custo estimado Observação
Hudson Tunnel Project US$ 16 bilhões Revisão do DOT; comissão do projeto diz que cumprirá leis e tentará manter cronograma — ligado ao esforço do corredor Gateway em New Jersey e Nova York (contexto do desenvolvimento em NJ)
Second Avenue Subway — Fase 2 US$ 7,7 bilhões Pagamento de US$ 300 milhões retido pelo DOT; obras ocorrem num momento de movimentação de contratos e planejamento da MTA (contratos recentes da MTA)
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Motivo da revisão

  • O DOT publicou uma regra provisória que retira critérios de raça e sexo da definição federal de indivíduos social e economicamente desfavorecidos no programa DBE (Disadvantaged Business Enterprise).
  • A regra exige que programas estaduais revisem e possivelmente decertifiquem empresas que não atendam aos novos critérios — preocupação similar àquela levantada por gestores e legisladores sobre cortes de financiamento ligados a políticas de diversidade (alertas sobre cortes por políticas DEI/DEI relacionadas a obras).
  • O DOT argumenta que a ação é necessária porque programas atuais teriam elementos inconstitucionais; a medida foi tomada sem período de comentários públicos.

Impacto e incertezas imediatas

  • Autoridades locais alertam que a suspensão pode atrasar obras, afetar empregos e prejudicar usuários do transporte, embora os efeitos concretos no cronograma ainda não estejam claros. Especialistas do setor defendem cooperação entre empreiteiros e gestores para mitigar impactos (colaboração entre construtores de transporte público).
  • O financiamento permanece incerto enquanto o governo federal enfrenta um shutdown e equipes do DOT responsáveis pela revisão foram colocadas em furlough. Investidores e parceiros privados acompanham de perto, avaliando risco e oportunidades de participação em infraestrutura (interesse de investidores privados na infraestrutura).
  • O DOT não definiu a duração do congelamento.

Reações de autoridades locais e gestores dos projetos

  • Representantes das autoridades de transporte afirmam que o governo federal estaria usando justificativas para atrasar os projetos.
  • O chefe da comissão do Hudson Tunnel declarou que o órgão seguirá as leis federais e trabalhará para manter escopo, cronograma e orçamento; lideranças locais também têm prometido medidas para preservar a entrega das obras, em linha com outras respostas administrativas a pausas contratuais (compromissos de agilidade diante de pausas).
  • A governadora de Nova York chamou a medida de retaliação política e anunciou intenção de usar todas as ferramentas legais e administrativas para restabelecer os fundos.

Conclusão

A pausa federal nos repasses coloca projetos como o Hudson Tunnel e a Second Avenue Subway — Fase 2 em risco, abrindo um choque entre a revisão do programa DBE pelo DOT e a reação das autoridades locais. O principal risco imediato é sobre cronograma, orçamento e empregos; a duração da suspensão e os efeitos práticos ainda são incertos. Para acompanhar o desdobramento e os detalhes técnicos da decisão, consulte a reportagem original: https://www.enr.com/articles/61456-feds-freeze-18b-in-funding-for-nyc-subway-hudson-tunnel-projects.

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