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Você vai ler sobre uma nova lei em Illinois que redireciona receitas de combustíveis e pedágios para dar estabilidade às operações da CTA, Metra e Pace sob a nova Northern Illinois Transit Authority (NITA). O pacote foi aprovado como SB 2111 nas primeiras horas de 31 de outubro e aguarda assinatura do governador. Para mais detalhes da fonte original, veja https://www.enr.com/articles/61795-illinois-legislature-approves-15b-plan-to-overhaul-transit-governance.
Principais pontos
- Cria a Northern Illinois Transit Authority (NITA) para unir CTA, Metra e Pace.
- Redireciona receitas de venda de combustível e juros do Road Fund para operar o transporte.
- Aumenta pedágios e imposto regional sobre vendas para financiar obras rodoviárias e capital.
- Garante financiamento estável para evitar cortes de serviço e demissões.
- Há críticas sobre concentração de poder em Chicago e uso de fundos rodoviários.
Plano de US$1,5 bilhão para salvar o transporte da região de Chicago
A legislatura de Illinois aprovou um pacote de US$1,5 bilhão para estabilizar CTA, Metra e Pace (SB 2111). As principais regras entram em vigor em 1º de junho de 2026, com transferências de receita começando no ano fiscal de 2026. A reforma busca um modelo de governança e coordenação regional similar ao que outras agências vêm adotando para integrar modos e parceiros locais, conforme debates sobre conexão entre modos e parceiros.
O que muda agora
- Substituição da RTA pela NITA: organismo regional reestruturado como Northern Illinois Transit Authority.
- Fonte de recursos: receitas redirecionadas para cobrir déficits operacionais projetados; mudanças no fluxo de recursos remetem a preocupações já vistas em projetos que perderam financiamento federal e estadual, como relatado sobre projetos de trânsito de Chicago que sofreram cortes.
- Impacto para usuários: alterações fiscais regionais e aumentos de pedágios que financiam parte do pacote.
Principais fontes de financiamento
- US$860 milhões vindos de imposto sobre vendas aplicado à compra de combustíveis.
- US$200 milhões provenientes dos juros do Road Fund do estado.
- Aumentos de imposto regional sobre vendas e pedágios vinculados a um novo programa de capital da Illinois Tollway. A articulação com fundos federais e mecanismos de crédito é um aspecto a ser observado, similar ao uso ampliado de programas federais e estaduais de financiamento (veja discussões sobre assistência financeira TIFIA).
Por que o dinheiro é necessário
- Agências enfrentavam déficit projetado de US$230 milhões em 2026 e US$834 milhões em 2027.
- Objetivo: evitar aumentos de impostos estaduais e manter serviços sem cortes.
- Demandas de investimento: modernização de sinalização, obras em pontes e transição para ônibus sem emissões — prioridades que têm estimulado colaboração entre construtores e agências para projetos mais eficientes e sustentáveis (colaboração entre construtores de transporte público).
Governança e estrutura
- Conselho de 20 membros: nomeações divididas entre o prefeito de Chicago, presidente do Cook County Board, governador e líderes dos condados vizinhos.
- Criação da Office of Transit Safety and Experience e de uma força-tarefa policial dedicada à segurança e atendimento ao cliente.
- A NITA assume planos de capital vigentes e poderá reordenar prioridades após a posse do conselho; por isso, relatórios e ferramentas para priorizar investimentos em infraestrutura serão importantes para orientar decisões sobre obras e alocação de recursos.
Calendário e implementação
- Transferências de receita iniciam no ano fiscal de 2026.
- Consolidação estrutural e nomeação do conselho até 1º de junho de 2026.
- Agências estaduais definirão regras de cobrança, auditoria e distribuição antes das nomeações.
Pedágios e programa de infraestrutura
- Programa de capital da Illinois Tollway estimado em US$2,5 bilhões até 2030.
- Aumento previsto nos pedágios: cerca de 15% para carros de passeio e 25% para caminhões, gerando quase US$180 milhões por ano para a conta de capital da Tollway.
- Recursos de pedágio permanecerão na conta da Tollway, mas estão legislativamente ligados ao acordo que viabilizou a SB 2111. O aumento de receitas de pedágio e o novo programa de capital se inserem num cenário maior de projetos regionais e aeroportuários que também demandam coordenação e financiamento, como as obras recentes em O’Hare e expansões de terminais (construção do novo terminal D em O’Hare).
Reações e críticas
- Autoridades e líderes de trânsito ressaltam que o plano traz recursos estáveis e evita cortes.
- O governador sinalizou apoio, chamando o pacote de avanço para o sistema de transporte.
- Críticos apontam que usar juros do Road Fund e imposto sobre combustível pode reduzir verbas para rodovias e obras locais.
- Legisladores de áreas rurais afirmam que o repasse destinado ao transporte fora da região de Chicago (US$129 milhões/ano) é inferior ao solicitado (US$200 milhões).
- Investidores privados e analistas de infraestrutura observam como mudanças de financiamento e governança podem afetar oportunidades e riscos para projetos futuros (investidores privados na infraestrutura).
O que isso significa para você
- Usuários do transporte público na região devem ver maior proteção contra cortes e possibilidade de melhorias e manutenção.
- Espere pagar um pouco mais em pedágios e impostos regionais.
- Obras de modernização têm mais previsibilidade para avançar, o que pode influenciar decisões sobre desenvolvimento e uso de imóveis na cidade — uma mudança legislativa com potencial impacto no mercado imobiliário local (como a legislação afeta o investimento imobiliário). Também há possibilidades de adaptação de ativos urbanos, como conversões de escritórios, que interagem com políticas públicas e demanda por transporte (transformação de escritórios em apartamentos).
Conclusão
A SB 2111 cria a Northern Illinois Transit Authority (NITA) e direciona cerca de US$1,5 bilhão para dar estabilidade ao CTA, Metra e Pace. É uma solução que busca equilibrar financiamento imediato e operação sem interrupções, mas suscita dúvidas sobre concentração de poder e efeitos sobre verbas rodoviárias e áreas fora de Chicago. A implementação exigirá coordenação entre agências, financiadores e a comunidade — um processo que espelha esforços mais amplos para integrar modos, priorizar investimentos e alinhar capital com necessidades operacionais (conexão entre modos e parceiros). Para acompanhar desdobramentos e análises, consulte a matéria original: https://www.enr.com/articles/61795-illinois-legislature-approves-15b-plan-to-overhaul-transit-governance.

Adalberto Mendes, um nome que ressoa com a solidez do concreto e a precisão dos cálculos estruturais, personifica a união entre a teoria e a prática da engenharia. Professor dedicado e proprietário de uma bem-sucedida empresa de construção, sua trajetória é marcada por uma paixão que floresceu na infância, alimentada pelo sonho de erguer edifícios que moldassem o horizonte. Essa fascinação precoce o impulsionou a trilhar o caminho da engenharia, culminando em uma carreira onde a sala de aula e o canteiro de obras se complementam, refletindo seu compromisso tanto com a formação de novos profissionais quanto com a materialização de projetos ambiciosos.
