Agências de Transporte do Noroeste Buscam Conexão Entre Modos e Parceiros

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As agências de transporte na região de Puget Sound estão mudando a forma como pensam sobre as estradas. Você vai descobrir como estão investindo bilhões de dólares em um plano multimodal. A ideia é conectar modos de transporte diferentes e tornar as cidades mais acessíveis. Especialistas estão propondo novas soluções para usar melhor o espaço e atender a todos, desde ciclistas até usuários de transporte público. Neste artigo, vamos explorar como essas inovações estão moldando o futuro da mobilidade na região.

  • Agências de transporte na região de Puget Sound adotam uma abordagem multimodal.
  • Há uma necessidade de melhorar a conectividade entre diferentes modos de transporte, como trens e aeroportos.
  • O planejamento deve considerar espaços limitados e necessidades de todos os usuários, não apenas motoristas.
  • Projetos de infraestrutura estão sendo simplificados para permitir mais flexibilidade e melhor entrega.
  • O Sound Transit planeja um grande programa de capital com novas linhas de metrô e tecnologias avançadas.

A Nova Abordagem do Transporte na Região de Puget Sound

Na região de Puget Sound, você pode notar uma mudança significativa na forma como as agências de transporte estão planejando e construindo a infraestrutura. Com bilhões de dólares sendo investidos em projetos, o foco agora é em uma abordagem multimodal e integrada. Historicamente, o desenvolvimento na área priorizou as rodovias, mas agora há um reconhecimento crescente da necessidade de acomodar diferentes modos de transporte.

A Necessidade de Conexão

Christine Alar, planejadora sênior do Departamento de Transporte de Seattle, destacou a importância de remover barreiras entre os modos de transporte. Isso significa que as agências estão começando a pensar em como conectar ferrovias que correm ao longo da Interstate-5 com os aeroportos. Imagine se o Aeroporto de Portland pudesse aliviar a pressão sobre o Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma por meio de um trem de alta velocidade. Essa ideia não é apenas uma possibilidade, mas uma necessidade crescente à medida que a região se expande.

Planejamento para o Futuro

Dylan Jones, líder de mobilidade e transporte da empresa de design Gensler, enfatizou que a divisão do espaço é crucial. É necessário considerar que nem todos podem ou querem dirigir, exigindo um planejamento que leve em conta a equidade no uso do solo. Além disso, Stephen Antupit, designer urbano da cidade de Tacoma, mencionou que o uso de geofencing pode ser uma solução para acomodar diferentes modos de transporte em áreas limitadas. Por exemplo, zonas de não estacionamento ou áreas ao longo das saídas de rodovias podem ser transformadas em espaços para bicicletas e patinetes.

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Uma Visão Holística do Transporte

Seattle possui um plano multimodal que busca uma visão holística do uso do espaço. Isso envolve a identificação de onde devem estar as faixas de ônibus, as travessias e outras infraestruturas de transporte. Algumas ruas podem ser designadas para modos específicos, permitindo um fluxo mais eficiente de veículos e pedestres.

Simplificando o Planejamento de Projetos

As agências estão se esforçando para melhorar o planejamento e a entrega de projetos. Greg Spotts, líder de suporte ao cliente da Arcadis na costa oeste, mencionou que, enquanto trabalhava no Departamento de Transporte de Washington, muitas vezes não conseguiam entregar os projetos como planejado devido às várias fontes de financiamento com regulamentos específicos. Um exemplo disso foi uma medida de transporte em Seattle que se concentrou em resultados em vez de apenas em números. Essa mudança de foco permitiu mais flexibilidade para se adaptar às circunstâncias em mudança.

Repensando o Design

Os especialistas concordam sobre a necessidade de simplificar as expectativas de design e revisão. Traci Rogstad, vice-presidente associada de instalações na Universidade de Washington Ocidental, sugeriu que o predesign muitas vezes é excessivamente elaborado. Em vez de projetar para 10 anos à frente, ela desafiou os designers a pensar em termos mais imediatos, criando espaço para futuras expansões de forma mais prática.

Parcerias com o Setor Privado

O Porto de Seattle está buscando parcerias com desenvolvedores privados para construir em terrenos que possui após a remediação. Lyra Lise, diretora de desenvolvimento imobiliário do porto, mencionou colaborações com a Seattle City Light para explorar novas tecnologias relacionadas à eletrificação. Esse investimento em tecnologia é essencial para atender às demandas do século XXI.

Projeto Uplands e Novas Abordagens

O porto está adotando um método de design-build progressivo para o Projeto de Desenvolvimento Uplands, que adicionará 400.000 pés quadrados de espaço industrial para as indústrias marítima e pesqueira. Lise explicou que tentativas anteriores foram frustradas por condições de solo desafiadoras, mas o design-build progressivo permite uma abordagem mais colaborativa, onde especialistas e construtores trabalham juntos desde o início para avaliar riscos e garantir melhor controle de custos.

Desafios na Cadeia de Suprimentos

Diante de incertezas nos custos da cadeia de suprimentos e tarifas iminentes, os especialistas discutiram a importância de adquirir itens essenciais para os projetos com antecedência e armazená-los. Ryan Krueger, gerente de projetos sênior do Condado de Washington, no Oregon, deu um exemplo de um projeto de trilha que enfrentou atrasos devido à espera por postes de luz. Se o condado tivesse feito o pedido antecipadamente, teriam enfrentado desafios de armazenamento, mas a aquisição antecipada poderia ter evitado atrasos.

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Desenvolvimento de Índices de Custo

Christopher Wilhelm, consultor de economia e finanças da Jacobs, sugeriu que as agências desenvolvam índices de custo para materiais, mão de obra e outros riscos de construção ao longo de cinco anos. Isso ajudaria a identificar opções de armazenamento na cadeia de suprimentos e a investir em programas de desenvolvimento de habilidades.

O Futuro do Sound Transit

À medida que a Sound Transit se prepara para seu terceiro grande programa de capital, estimado em 60 bilhões de dólares, a agência planeja usar métodos de design-build progressivo e contratos de tarefa com múltiplos prêmios. Michael Morgan, diretor executivo de entrega de capital da agência, destacou que essa abordagem ajudou a recrutar cinco empreiteiros principais e 65 subcontratados para trabalhos de transporte.

Expansão da Rede de Transporte

A extensão da linha de trem leve Everett Link, que terá 16 milhas e seis estações, incluirá seu primeiro trabalho de design-build progressivo para construir duas instalações de manutenção, atualmente na fase de solicitação de propostas. O programa de capital adicionará 62 milhas de linha leve à rede.

Uso de Tecnologia para Gerenciamento de Projetos

A Sound Transit está implementando um rastreador de aquisições para que a indústria possa verificar oportunidades de licitação e também planeja usar inteligência artificial para gerenciar riscos de projetos e cronogramas, baseando-se em dados de projetos anteriores.

Novas Oportunidades de Contrato

A empreiteira PCL iniciou a construção de uma instalação de manutenção de 365.125 pés quadrados em Bothell, Washington, para o programa de transporte rápido Stride, que usará ônibus elétricos a bateria pela primeira vez. Morgan afirmou que mais oportunidades de contrato estão por vir, indicando um futuro promissor para o transporte na região de Puget Sound.

Conclusão

A transformação do transporte na região de Puget Sound é um exemplo brilhante de como a inovação e a colaboração podem moldar o futuro da mobilidade urbana. Com bilhões de dólares sendo investidos em um plano multimodal, as agências de transporte estão se adaptando às necessidades de uma população crescente. A conexão entre diferentes modos de transporte, a equidade no uso do espaço e a simplificação de processos são pilares fundamentais para um sistema mais eficiente e acessível.

À medida que você observa essas mudanças, lembre-se de que o futuro do transporte não é apenas sobre estradas e ferrovias, mas sobre como todos nós nos movemos e interagimos com nossas cidades. As parcerias entre o setor público e privado, bem como a adoção de novas tecnologias, prometem um horizonte cheio de oportunidades.

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