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Neste artigo você entende por que a FEMA e o programa BRIC estão no centro de uma disputa que deixou um projeto de mitigação em espera. Um tribunal federal ordenou a reintegração do programa, mas a agência diz que vai apelar. O Conselho de Revisão cancelou no último minuto uma votação sobre recomendações que podem mudar a agência. O impacto já chega a locais como Crisfield, Maryland, onde um projeto de redução de enchentes foi paralisado.
- Tribunal federal ordenou que o programa BRIC volte a operar
- Projetos locais de mitigação foram suspensos e obras estão em espera
- Governo diz que vai apelar e votação do painel sobre a FEMA foi cancelada
- Recomendações propõem elevar a agência, reduzir pessoal e privatizar seguro de enchentes
- Sobreviventes e legisladores pressionam por reforma rápida da FEMA
Corte ordena retorno do BRIC; você enfrenta incerteza sobre bilhões em verbas
Uma decisão judicial de 11 de dezembro ordenou que a agência federal retomasse o programa BRIC (Building Resilient Infrastructure and Communities). A Casa Branca informou que pretende recorrer. Pouco antes da decisão, um painel presidencial cancelou uma votação sobre o futuro da FEMA, deixando projetos e comunidades em espera. Estas interrupções se somam a outros casos em que o congelamento de verbas federais ameaçou grandes obras, ampliando a incerteza para planejadores locais.
O que mudou e por que importa para você
- O tribunal exige que a FEMA restabeleça o BRIC.
- O governo declarou que irá recorrer da sentença, em linha com outras situações em que um governo federal buscou reavaliar licenças e decisões judiciais.
- Um painel nomeado pelo presidente cancelou, minutos antes, a votação para publicar recomendações sobre a agência.
- Isso afeta projetos com anos de planejamento e que dependem desses recursos para seguir adiante — um problema similar ao que ocorreu quando projetos de trânsito perderam bilhões após congelamento de verbas.
Impacto prático: projetos e dinheiro em risco
- Quase 2.000 projetos foram selecionados para receber o BRIC nos últimos quatro anos.
- Cerca de US$ 4,5 bilhões foram comprometidos com essas iniciativas.
- O estado de Maryland recebeu aproximadamente US$ 80 milhões entre 2020 e 2023.
- O projeto de mitigação de enchentes em Crisfield foi suspenso; valor estimado: US$ 36 milhões. Esse tipo de atraso pode refletir problemas administrativos e de licenciamento, como os descritos em casos que afetam projetos do Corpo de Engenheiros.
| Item | Valor/Quantidade |
|---|---|
| Projetos selecionados | ~2.000 |
| Financiamento total BRIC | US$ 4,5 bilhões |
| Impacto em Maryland | US$ 80 milhões |
| Projeto em Crisfield | US$ 36 milhões |
Por que os estados moveram a Justiça
Vários estados — incluindo California, New York e Maryland — alegam que a retirada dos fundos violou regras administrativas e o equilíbrio entre poderes. O tribunal destacou que os recursos foram atribuídos pelo Congresso com finalidade específica; reverter essa destinação, segundo a decisão, contraria a intenção legislativa. A disputa se insere em um contexto mais amplo de debates sobre alocação de verbas e prioridades federais, semelhantes a votações que alteraram recursos para energia e água.
Mudanças internas na FEMA e nomeações que afetam sua recuperação
- A chefe do Departamento de Segurança Interna, Kristi Noem, tem defendido mudanças profundas na FEMA.
- Foi anunciada a nomeação de Gregg Phillips para chefiar o Escritório de Resposta e Recuperação; relatos dizem que ele é crítico da agência e teve controvérsias no passado.
- O painel de revisão reduziu um relatório de recomendações e cancelou a votação de divulgação, aumentando a incerteza sobre a direção das reformas. Essas mudanças ocorrem num momento em que a paralisação federal pressionava beneficiários a gastar fundos antes do prazo, complicando ainda mais o planejamento.
Recomendações vazadas e o que elas significam para sua comunidade
Relatos sobre o rascunho do painel indicam propostas que, se adotadas, teriam efeitos diretos na sua cidade:
- Elevar a FEMA ao nível de ministério/cabinet.
- Reduzir o quadro da agência em até 50%.
- Transferir reembolsos de assistência pública para fundos comunitários (CDBG).
- Privatizar o National Flood Insurance Program (NFIP).
Especialistas e ex-dirigentes do setor mostram ceticismo sobre a privatização do seguro contra enchentes, apontando que seguradoras privadas evitariam áreas de alto risco. Além disso, decisões administrativas e mudanças em procedimentos ambientais podem alterar como projetos são avaliados, como mostram discussões sobre novos procedimentos do NEPA.
Política e legislação: caminhos possíveis para mudança
- Uma proposta aprovada por comitê na Câmara sugere medidas semelhantes às do painel; a votação foi aprovada por 57 a 3.
- Defensores de vítimas de desastres e legisladores buscam consolidar reformas antes da próxima temporada de desastres.
- Mais de 80 pessoas afetadas por catástrofes estiveram em Washington para pressionar por aprovação de lei com apoio bipartidário. Casos de paralisação federal mostram como prazos e regras podem afetar diretamente suas ações locais, especialmente em áreas de segurança no trabalho e inspeções (inspeções da OSHA).
Conclusion
O BRIC foi determinado a voltar pelo tribunal, mas a FEMA promete apelar. Isso deixa projects e communities — como Crisfield — em espera, com bilhões in recursos no limbo. As propostas vazadas — elevar a FEMA, reduzir o quadro em até 50% e privatizar o NFIP — podem redesenhar quem recebe proteção e quem fica à margem.
Monitore decisões judiciais, pressione representantes, proteja seus projetos com planos alternativos e documente impactos locais. Tempo e clareza serão suas melhores ferramentas. Para contexto adicional sobre como interrupções federais e congelamentos de verbas têm afetado obras e programas, consulte análises sobre congelamento de grandes fundos e o trabalho para manter dados essenciais acessíveis, como o banco de dados de inundações da NOAA.
Quer entender melhor as implicações e acompanhar as próximas etapas? Visite e leia mais artigos em https://dicasdereforma.com.br.

Adalberto Mendes, a name that resonates with the solidity of concrete and the precision of structural calculations, personifies the union between engineering theory and practice. A dedicated teacher and owner of a successful construction company, his career is marked by a passion that blossomed in childhood, fueled by the dream of erecting buildings that would shape the horizon. This early fascination led him down the path of engineering, culminating in a career where the classroom and the construction site complement each other, reflecting his commitment both to training new professionals and to bringing ambitious projects to fruition.
